Eleições Autárquicas Madeira

CDU critica "destruição" da orla costeira no Funchal

None

A CDU promoveu hoje, dia 15 de Julho, uma iniciativa política na zona da Vitória, na freguesia de São Martinho, que serviu para denunciar aquilo que Edgar Silva chama de "ocupação desastrada e ilegítima da orla costeira" por actividades industriais no concelho do Funchal.

Nas palavras do candidato da CDU à presidência da Câmara Municipal do Funchal, a situação constitui de "um dos processos de maior negligência política ao longo dos últimos anos".

"A antiga Praia da Vitória, na vizinhança da foz da Ribeira dos Socorridos, foi uma praia do povo. Não só aquela praia foi roubada ao povo do Funchal, como a conivência dos governantes fez com que fosse destruída toda aquela zona do litoral. Depois de as empresas que ali se instalaram terem concretizado a ocupação ilegítima dos acessos à antiga Praia da Vitória através do caminho pedonal nas margens do ribeiro, de forma desastrada, as actividades industriais implantadas naquela orla costeira destruíram o que tinha sido a Praia da Vitória", expões Edgar Silva.

O comunista considera ainda "vergonhoso" que a CMF "nada tenha feito para obrigar à criação de alternativas à localização daquelas actividades industriais", que vão "desde o sector químico, com os cimentos, com os combustíveis, com o gás".

"É demasiado mau verificar que, tal como o fizeram no tempo do PSD, e o repetem no tempo do PS, não há uma estratégia de reabilitação e de requalificação de todo o litoral entre a foz da Ribeira dos Socorridos e o Arieiro", critica.