Coronavírus País

Casamentos e baptizados com 25% de lotação nos concelhos de maior risco

None

Os casamentos e batizados nos concelhos de maior risco face à pandemia de covid-19 ficam limitados a uma lotação de 25% dos recintos onde ocorram, determinou hoje o Governo, que também proibiu aulas de grupo nos ginásios desses municípios.

De acordo com o anunciado hoje pela ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, na conferência de imprensa do Conselho de Ministros de hoje, nos 19 concelhos assinalados a vermelho no mapa de risco do território continental os casamentos e batizados ficam obrigados a uma lotação máxima de 25%.

Proibição de entrar e sair na Área Metropolitana de Lisboa mantém-se no fim-de-semana

A proibição de circular de e para a Área Metropolitana de Lisboa (AML) vai manter-se no próximo fim de semana, no âmbito das medidas restritivas de combate à pandemia de covid-19, anunciou hoje o Governo.

No início do mês o Governo tinha tornado obrigatória a realização de testes de diagnóstico para a covid-19 para aceder a eventos culturais, desportivos, mas também familiares, como casamentos e batizados, uma vez que as festas familiares foram identificadas como fonte de surtos da infeção.

Os ginásios ficam também proibidos de disponibilizarem aulas de grupo, estando apenas autorizada nestes concelhos a prática de modalidades desportivas consideradas de baixo e médio risco.

Governo prorroga proibição de cortes de energia e comunicações

O Governo anunciou hoje a prorrogação da suspensão do corte de serviços essenciais de água, energia elétrica, gás natural e comunicações eletrónicas, uma medida que tinha terminado em 30 de junho.

A vermelho no mapa de risco estão assinalados todos os concelhos que apresentam uma incidência de 2x240 casos por 100 mil habitantes.

Em causa estão maioritariamente concelhos da Área Metropolitana de Lisboa, mas não só: Albufeira, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Constância, Lisboa, Loulé, Loures, Mafra, Mira, Moita, Odivelas, Oeiras, Olhão, Seixal, Sesimbra, Sintra e Sobral de Monte Agraço.

Limitada circulação entre 23h e 5h para 45 concelhos em risco elevado ou muito elevado

Dos 278 concelhos de Portugal continental, há 45 no nível de risco elevado ou muito elevado de incidência de covid-19, aplicando-se medidas mais restritivas, inclusive a limitação da circulação na via pública a partir das 23:00, anunciou hoje o Governo.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.949.567 mortos no mundo, resultantes de mais de 182,1 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 17.101 pessoas e foram confirmados 882.006 casos de infeção, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.