Madeira

Governo em dificuldades para encontrar casas para expropriados do novo hospital

Veja o vídeo

O Governo Regional está a ter dificuldades para encontrar soluções de habitação no mercado imobiliário para realojar os moradores expropriados em Santa Rita, localidade onde vai nascer o futuro hospital central da Madeira.

Isso mesmo foi admitido pelo vice-presidente do Governo Regional, Pedro Calado, durante uma visita feita esta manhã àquela localidade da freguesia de São Martinho, na zona Oeste da cidade do Funchal, assinalando o arranque das obras.

Referiu que pese embora o executivo madeirense tenha conseguido encontrar soluções habitacionais em tipologias T1 ou T2, depara-se com maiores dificuldades para realojar famílias numerosas.

Destacou, contudo, que grande parte do processo expropriativo está concluído. “Nós temos 124 lotes de terrenos a serem expropriados, desses 124 lotes apenas 2 ainda não estão terminados”, frisou Pedro Calado.

Isto não obstante haver alguns casos cujos proprietários contestaram o valor e deverão, por isso mesmo, serem encaminhados para resolução judicial.

Garantiu que os valores estão a ser pagos à medida que os processos vão sendo concluídos. Ao todo, estão alocados cerca de 26 milhões de euros em expropriações para a construção do novo hospital central da Madeira.

Alguns moradores expressaram à reportagem do DIÁRIO a insatisfação perante a forma como o processo expropriativo está a decorrer, lembrando que há pessoas acamadas em moradias que serão demolidas e outras que ainda não têm um sítio para morar.