Madeira

Pedro Calado acusa PS-Madeira de "guerrinha partidária de bairro"

Vice-presidente do Governo Regional enalteceu a postura do deputado Carlos Pereira na defesa do Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM)

None

Pedro Calado criticou a postura do PS-Madeira relativamente à não defesa dos interesses do Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM). O vice-presidente do Governo Regional afirmou que esta nova plataforma de entendimento “foi fruto de muito trabalho” e “muito diálogo construtivo”, vincando o facto de apenas poder salientar como “aspecto positivo este entendimento a nível nacional, entre o PS e PSD”.

“Não posso deixar de lamentar e criticar a postura do PS regional, porque se houve entidades que ao longo deste tempo todo fizeram um trabalho negativo em cima do CINM, pondo em causa os milhares de postos de trabalho da Zona Franca, foi o PS-Madeira. Prova disso foi aquilo que aconteceu na semana passada e foi aquilo que fizeram quando andaram de mão-dada e braço-dado com a pessoa que mais mal fez ao CINM, e estou a falar da senhora Ana Gomes”, visou Pedro Calado.

O governante acabou por elogiar a postura do deputado do PS-Madeira eleito à Assembleia da República, Carlos Pereira, que demonstrou “clarividência e estado de espírito que é superior à guerrinha partidária de bairro, que é no fundo o que se está a passar aqui na Madeira”.

O “bom-senso” de Carlos Pereira foi enaltecido por Pedro Calado, visto que o socialista “soube e teve uma postura de estado, de responsabilidade, actuando e trabalhando junto do Governo Regional e do PSD a nível nacional”.

“Deu uma bofetada de luva branca e ensinou a estes senhores que acima de qualquer guerrinha partidária têm de estar os interesses da Madeira, dos madeirenses e porto-santenses. Só posso agradecer e enaltecer todo o trabalho”, sublinhou.

Se fosse dependente do PS-Madeira este processo não estaria resolvido e estaríamos piores do que estivemos há dois ou três anos atrás. Se calhar no dia em que estes seis mil postos de trabalho, que dependem da Zona Franca, estivessem a se perder, seriam estes mesmos senhores do PS-Madeira a vir pedir responsabilidades ao Governo Regional depois do péssimo trabalho que têm feito e fizeram para defender o CINM. Pedro Calado, vice-presidente do Governo Regional da Madeira

Agora, o trabalho mais exigente passa por tentar explicar à Comissão Europeia sobre o que se entende pela definição de um posto de trabalho, criando para o efeito uma base de entendimento sobre esta matéria que suscitou muitas dúvidas em Bruxelas.

“O que é um posto de trabalho? É uma pessoa que entra às nove da manhã e sai às cinco da tarde? É uma pessoa que só trabalha na parte da tarde? É um residente fiscal, que mora na Madeira, mas que pode trabalhar para qualquer parte do Mundo? É uma pessoa que está embarcada num navio, numa plataforma petrolífera ou num sítio qualquer do Mundo, mas que está ligada a uma empresa que tem a sua sede na Zona Franca da Madeira e que paga IRS, IVA e impostos na Região? Temos de clarificar essa situação. Se este é um Centro Internacional de Negócios nós queremos é atrair investimento externo para a Madeira e não podemos limitar os benefícios fiscais aos negócios que são gerados aqui na ilha, por pessoas que estejam cá a trabalhar. Temos empresas que estão cá, que pagam IVA, IRS e IRC, e que trabalham para todo o Mundo. Eu não posso limitar a prestação de serviços só àquilo que é feito na Região. O mundo é global”, respondeu Pedro Calado.