Patrocinado Extermínio - Higiene Controle. Lda

O que é que ainda não sabemos sobre o álcool gel?

Tornou-se o produto mais procurado de 2020, parece que veio para ficar e já muito se falou dele. Mas o que é que realmente deve considerar quando utiliza e quando compra este produto?

None Ver Galeria

A popularidade do álcool gel deve-se ao facto de ser um produto fácil de aplicar, por causar pouca irritação na pele e ser muito mais conveniente em termos de desinfeção das mãos. É importante que esteja regulado como um biocida (substância que destrói organismos vivos microscópicos), por parte da legislação regente, pois só assim garantimos que tem a função de desinfetante. Caso o produto seja categorizado como higienizante ou como um produto de limpeza da pele, será considerado um cosmético.

Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC) recomenda um mínimo de 60% de álcool para que seja eficaz na eliminação do vírus. A nível nacional, a Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda o uso de soluções com uma base alcoólica de 70%. 

O 70% do rótulo significa que existem 70 partes de álcool para 100 do produto final. Os outros 30% do frasco são feitos de água e de um espessante. A combinação confere a consistência de gel, o que reduz o potencial incendiário do álcool e prolonga seu tempo de ação nas superfícies. O álcool em gel, feito a partir do etanol, é um antisséptico — ou seja, tem a função de desinfetar a pele humana. 

Existem alguns erros que acompanham este produto, muitas vezes cometidos por nós. Saiba neste artigo o que deve considerar se tornou este produto como parte integrante do seu dia-a-dia:

Quantidade e Aplicação do Produto

A quantidade de produto é importante. Se usar a menos, não vai desinfetar a superfície necessária das suas mãos, ou o produto não vai ter o efeito desejado. Se usar a mais, há sempre a possibilidade de subentender que o produto é muito líquido ou muito pegajoso. O álcool gel é como qualquer produto existente no mercado: tem uma quantidade definida de utilização. O ideal é utilizar uma pequena porção de produto no centro da sua palma, do tamanho de uma moeda de 20 cêntimos. Espalhe e esfregue pelas palmas da mão, nos espaços interdigitais, pontas dos dedos, costas da mão e pulsos, prestando atenção a cutículas e pregas de pele. Não utilize caso tenha feridas ou reações na pele, porque o álcool poderá agravá-las.

Lavagem das mãos

Apesar do álcool gel ser um produto prático e eficaz no seu propósito, não nos podemos esquecer que o nosso maior aliado continua a ser o sabão para as mãos, o tempo de lavagem das mesmas e a maneira como as lavamos. Evidentemente que utilizar álcool gel é muito mais prático, podemos levá-lo connosco ou deixá-lo no carro, por exemplo, mas não devemos nunca descurar as boas práticas de lavagem das mãos. Até porque o álcool gel não desempenha a sua função biocida se tivermos as mãos sujas. Utilizá-lo em alternativa à lavagem das mãos é uma boa prática.

Escolha de produtos

A escolha do álcool gel que vai comprar é importante. Confirme a composição do produto, o teor de álcool e o cheiro. Prefira o álcool gel sem aroma, uma vez que os aromas podem interferir no desempenho esperado do produto. Caso tenha alergias ou doenças de pele, experimente antes de comprar e opte por um produto sem fragrâncias, que podem também ser alergénicas. Entre o gel e uma solução hidroalcoólica, tenha em consideração que pode perder mais produto utilizando a solução mais aguada.

Rótulos e Prazos de Validade

Confirme sempre o rótulo do produto. O composto ativo, a concentração, as indicações de utilização, efeitos secundários e prazos de validade são informações que deve ter em conta quando adquire álcool gel. Confira também as instruções de primeiros socorros, sobretudo se tiver crianças em casa.

Lembre-se também que:

O álcool gel não é adequado para a desinfeção de equipamentos, como telemóveis e computadores, já que tem na sua constituição substâncias que podem danificar os aparelhos, nem tão pouco superfícies, exatamente pelo mesmo motivo. Saiba mais AQUI.

ÁLCOOL GEL BIOS, da marca Biosoluções®, elimina as bactérias e os vírus, evaporando-se rapidamente das mãos, sem deixar resíduos ou odor. Evita também a contaminação cruzada, com uma formulação com teor alcoólico a 70% m/m recomendado pela OMS e autoridades de saúde, sendo que a densidade do álcool isopropílico (20ºC 786.5 g/l) dá um pouco acima dos 75% (v/v). Comercializamos apenas em embalagens de 5L.

Informe-se connosco!

291 930 500

[email protected]

Consulte a nossa página de Facebook: Seta Verde – Higiene, Lda 

Biosoluções® – amiga do ambiente!