Madeira

Cidade movimentada no último dia do ano

None

O Funchal voltou, hoje, a registar o movimento típico na véspera do ano novo. Já com vários navios de cruzeiro junto ao porto da cidade, são muitos os turistas que circulam pelas ruas da capital madeirense.

O dia amanheceu com uma temperatura convidativa a passeios e há zonas com grandes multidões, sobretudo junto ao Mercado dos Lavradores e na Zona Velha.

“Estamos maravilhados com o que estamos a ver. A cidade é muito bonita e encontrar esta temperatura no final de Dezembro é realmente agradável”, afirmou um jovem casal dinamarquês.

Ao lado, um grupo de alemães, esperava para entrar no Mercado: “Não é a primeira vez que estamos na Madeira, mas fazemos sempre questão de passar por aqui para provar alguns frutos. Uma vez mais escolhemos a ilha para a passagem do ano, pois o fogo-de-artifício na Madeira é magnífico.”

Funchal já sente a presença dos navios de cruzeiro para o Fim-de-Ano

Com as areeiras que vão deitar fogo de artifício do mar já posicionadas, a baía do Funchal está a começar a ganhar outro movimento, aquele movimento que só acontece uma vez por ano.

Os visitantes aproveitam para conhecer o Funchal, admirar as vistas e provar as iguarias. Os comerciantes tentam agarrar a oportunidade para melhorar o negócio. Uns com mais sorte do que outros. As esplanadas estão bem preenchidas, mas há produtos à venda pelas ruas ‘só para inglês ver’.

“Passam por aqui, ficam a ver as flores e até fazem perguntas, mas não compram muito. É mais os madeirenses que ainda vêm comprar alguma coisa de última hora, para decorar a casa no último dia do ano”, revela, conformada, uma florista.

Com algumas horas pela frente até às 12 badaladas que vão assinalar a passagem para 2022, os turistas aproveitam para desfrutar da cidade e emprestam um colorido especial às ruas do Funchal, que voltaram, este ano, a ganhar mais movimento, ainda em ‘tempos’ de covid-19, com muitas restrições associadas, mas com a esperança de dias melhores no novo ano.