Mundo

Corpo do arcebispo Desmond Tutu em câmara ardente na Cidade do Cabo

Foto EPA/NIC BOTHMA
Foto EPA/NIC BOTHMA

O corpo do arcebispo emérito da África do Sul Desmond Tutu chegou hoje à catedral da Cidade do Cabo para que centenas de sul-africanos possam prestar uma última homenagem ao ícone da luta contra o 'apartheid'.

No meio de medidas de segurança apertadas, o caixão chegou à Catedral de São Jorge nas primeiras horas da manhã, e foi recebido pelo atual arcebispo da Cidade do Cabo e líder da Igreja Anglicana da África Austral, Thabo Makgoba, segundo relato da agência de notícias espanhola EFE.

A família do icónico líder religioso, que morreu no domingo, aos 90 anos, aguardou no interior e teve um momento a sós antes da abertura da catedral ao público.

De acordo com os desejos do próprio Tutu, que tinha pedido que nenhum dinheiro fosse gasto desnecessariamente no seu funeral, o caixão é um modelo de madeira muito simples, sem qualquer decoração a não ser um pequeno ramo de flores brancas colocadas no topo.

Desde o início da manhã, uma longa fila de pessoas já estava à espera de entrar na catedral para prestar a sua última homenagem ao arcebispo, segundo a EFE.

Inicialmente, o corpo só deveria estar em câmara ardente na sexta-feira, na véspera do funeral de Estado no sábado, 01 de janeiro.

No entanto, a Fundação Tutu e as autoridades decidiram antecipar o início da cerimónia pública para hoje, esperando que um grande número de pessoas queira prestar homenagem ao arcebispo na sua antiga catedral.

Prémio Nobel da Paz em 1984 pela sua luta contra a opressão racial do 'apartheid', Tutu é considerado uma das figuras-chave da história contemporânea da África do Sul.

A sua carreira foi marcada por uma constante defesa dos direitos humanos, algo que o levou a distanciar-se em numerosas ocasiões da hierarquia eclesiástica para defender abertamente posições como os direitos dos homossexuais ou a eutanásia.

Nos últimos anos, afastou-se da vida pública devido à sua idade avançada e aos problemas de saúde de que sofria há anos, incluindo cancro da próstata.