Que aconteça Natal

Não sabemos. Ninguém sabe que Natal será este Natal 2021. Nos dias que dele distam, provavelmente, continuaremos às voltas com máscaras, desinfectantes, vacinas,medos, ansiedades...e, nos intervalos, talvez encontremos alguma disponibilidade para procurar aquela prendinha simbólica (ou não) que seja mensageira da nossa amizade, amor ou gratidão aos que nos são queridos, sejam eles nossos parentes mais próximos ou nossos verdadeiros amigos.

Entre os afazeres domésticos, no corre corre do ornamentar das nossas casas, nos preparativos tradicionais desta época, que nos sobre algum espaço para que reflitamos no verdadeiro sentido do Natal.

Não acontecerá verdadeiro Natal enquanto houver irmãos que não se falam, que se olham como estranhos, famílias inteiras desavindas por motivos fúteis; enquanto ignorarmos o vizinho que sofre no silêncio do seu lar, que não tem fome de pão mas de Esperança e de calor humano; enquanto tivermos vergonha de estender a mão a um mendigo ou a um ser humano que o álcool transformou num farrapo e é alvo de troça e desprezo, e não nos coibirmos de organizar grandes festas e fazer soberbos gastos supérfluos; enquanto continuar a grassar sem castigo exemplar a violência doméstica infligida a mulheres, homens e crianças e nós virarmos a cara para o lado porque não nos diz respeito.

Viemos a este mundo sem nada e dele sairemos da mesma forma. Para que alimentar guerras por casas, trapos e farrapos? O Menino Jesus, cujo Natal gostamos de celebrar, escolheu um palheiro para nascer e pobres mantilhas para se cobrir. Para quê tanto egoísmo, maldade, indiferença? Por quê tanto rancor e desprezo onde devia haver amor?

Quando se pensava que estes, sim, terríveis “vírus” tivessem perdido capacidades por força das circunstâncias, eis que parecem ter ganho maiores energias e resistência. Até hoje, nem a ciência em constante e prodigiosa evolução descobriu a vacina para a respectiva irradicação (impossível )ou mitigação no pior dos casos.

Neste tempo de convulsão universal, que o Menino Jesus nos dê Esperança, paz, coragem nas dificuldades, serenidade no meio do medo e acenda sua luz nos corações que vivem na escuridão. Que aconteça Natal em cada um de nós!

Madalena Castro