Madeira

Aldeia Natal no Funchal custa 42 mil euros

O investimento este ano é inferior aos das edições anteriores. A redução ficou a dever-se, fundamentalmente, ao recurso à carpintaria do Município, assim como, à reciclagem de materiais e de equipamentos. A diminuição de custos é também justificada pela ausência do comboio

None

A ‘Aldeia Natal’ volta à Praça do Município, entre 7 de Dezembro e 2 de Janeiro. A iniciativa direccionada para as crianças terá um investimento inferior ao de edições anteriores, ao rondar os 42 mil euros.

Esta redução ficou a dever-se, fundamentalmente, ao recurso à carpintaria do Município, assim como, à reciclagem de materiais e de equipamentos, sendo que a diminuição de custos é também justificada pela ausência do comboio.

Aberta todos os dias, entre as 10 e as 19 horas, a Aldeia oferece à população um espaço seguro, pleno de actividades que recriam as tradições e a magia do Natal. A abertura ocorrerá na próxima terça-feira, às 15h30 com a chegada do Pai Natal.

A iniciativa apresentada esta, sexta-feira, em conferência de imprensa, tem por objectivo criar atractividade ao centro da cidade ajudando, a dinamizar o comércio local. Não há oferta de comes e bebes no recinto, precisamente para incitar o consumo nos estabelecimentos da envolvente e apoiar os comerciantes locais, metas apresentadas pela vice-presidente da Câmara Municipal do Funchal (CMF).

Cristina Pedra anunciou a participação de oito artesãos locais, com marcas próprias, que oferecem produtos alusivos ao Natal e as inúmeras actividades lúdico-pedagógicas que decorrem todos os dias.

A iniciativa tem como parceiro a Associação Comercial e Industrial do Funchal (ACIF) e o seu presidente, Jorge Veiga França, também realçou a mais valia da ‘Aldeia Natal’, na dinamização das actividades comerciais da baixa do Funchal, sublinhando que a ACIF será sempre uma aliada  deste tipo de eventos que” traz animação ao centro e  mais dinamização económica”.

Já o presidente da CMF, Pedro Calado, pediu para que todos disfrutem deste espaço e das atividades sempre em segurança. A Aldeia Natal terá um assistente em permanência, particularmente atento às questões sanitárias.

O recinto será vedado havendo uma única entrada e saída, do lado do edifício da Câmara Municipal, controlada por um segurança que irá verificar a documentação exigida, pela autoridade de saúde.

Pedro Calado apelou à consciência cívica de todos os que participarem na Aldeia Natal. "Tenham muito juízo e muita cautela”, pediu o autarca.