Madeira

MPT defende aumento de salários, refeições e transportes públicos gratuitos para estudantes

None

A propósito da discussão pública da Estratégia Regional de Inclusão Social e Combate à Pobreza 2021-2027, o MPT Madeira apresenta a sua posição, defendendo acções generalizadas como o aumento de salários, refeições gratuitas para estudantes e transportes públicos gratuitos. 

"O documento começa mal; não apresenta um diagnóstico da situação actual, porventura por essa situação regional ser péssima: cerca de 1/3 dos cidadãos estão em risco de pobreza, e até casais com emprego pedem apoios alimentares", começa por dizer o coordenador do MPT Madeira, Válter Rodrigues. 

Citando o primeiro objectivo da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas,  'Erradicar a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares', o MPT destaca que este não pretende mitigar as situações de pobreza, pretende sim erradicá-la. Assim sendo, o Partido da Terra mostra-se contra medidas localizadas e específicas, "que são burocráticos, muitas vezes injustos ou ineficazes e favorecem a corrupção". 

O MPT volta a exprimir as suas propostas de providenciar a todos os alunos pequeno-almoço, almoço e jantar gratuitos nas escolas e universidades, mesmo em período não escolar, por forma a reduzir a desigualdade e permitir o bom desempenho escolar de todos; assim como, o aumento de salário mínimo para 800€ e os transportes públicos gratuitos para todos. Isto sim, são medidas que visam atingir o 1/3 da população em risco de pobreza.