Desporto

“Apostar no exercício físico é reduzir os custos com a saúde”, diz José Manuel Rodrigues

Presidente da Assembleia Legislativa Regional destaca a importância do regresso da Volta à Cidade do Funchal

None

“A Volta está de volta”, afirmava José Manuel Rodrigues, para destacar o regresso desta prova ao calendário regional, após ter sido cancelada o ano passado devido às condicionantes da pandemia. “É um sinal de relativa normalidade, mas ainda temos um longo caminho a percorrer para vencer esta pandemia.”

Esta volta representa muito, porque faz parte do calendário de Natal e Fim de Ano da Madeira. Acho que não há passagem de ano na Madeira sem a nossa São Silvestre, a mais antiga da Europa.

Sobretudo, atesta o presidente do Parlamento Regional, a prova é importante “pelo que representa, contribuindo para favorecer, fomentar e promover o exercício físico, porque apostar no exercício físico é reduzir os custos com a saúde”, o que é “ainda mais significativo”, num ano em que a pandemia ainda é assunto.

Quanto mais promovermos uma educação para a saúde – e isso passa pelo exercício físico e pelo desporto para todos – menos custos vamos ter, menos problemas de saúde vamos ter. José Manuel Rodrigues

Quando questionado se considera arriscado o facto de, contrariamente ao ano passado, a São Silvestre se ter realizado em 2021, José Manuel Rodrigues assevera: “Acho que não”. Considera que estando a pandemia a evoluir para uma endemia, “voltar atrás e confinar, ter medidas de condicionamento, é praticamente impossível porque as pessoas não querem cumprir.”

Temos de fazer o que é possível para cada um se proteger a si próprio, à sua família, e a saúde pública. Desse ponto de vista, realizar esta prova com todas as condições de segurança penso que foi um sinal de relativa volta à normalidade, e que não advirá grandes consequências para a saúde pública. José Manuel Rodrigues