Artigos

Exercício físico, imunidade e saúde

Em Portugal cerca de 74% da população nunca ou raramente praticou atividade física de forma regular, dados estáticos referentes a 2018, como consequência os portugueses estão mais expostos a um maior risco de contrair doenças hipocinéticas, derivadas pela falta do movimento nas nossas atividades diárias. Devemos evitar comportamentos provocatórios e negativos a saúde física e mental os quais se inclui o sedentarismo, a má nutrição, a falta de exercício físico regular e o sono, não dormir a quantidade de horas necessárias entre 7h -9h. Essas doenças que nos referimos como hipocinéticas podem se tornar em quadros clínicos crónicos. Referimo-nos: doenças cardiovasculares, hipertensão, aterosclerose, hipercolesterolemia, síndroma metabólico, obesidade, diabetes, sarcopenia (atrofia muscular), alguns tipos de cancro, osteoporose, depressão osteoporose, patologias da coluna lombar, cervical e dorsal e alguns cancros, entre muitas outras. Tendo em conta a saúde da população a necessidade é cada vez mais emergente no que toca á necessidade de mudança de comportamentos por parte dos cidadãos portugueses. A prevenção, através do exercício físico de uma boa nutrição e de sono reparador e a gestão do stress é a chave para uma mudança de rumo da saúde dos portugueses.

O exercício físico regular causa alterações positivas nos anticorpos e nos leucócitos (glóbulos brancos do sangue) que são produzidos pela medula óssea. Os leucócitos são células do sistema imunológico do corpo que lutam contra doenças. Esses anticorpos ou leucócitos circulam mais rapidamente, de modo que podem detetar doenças mais precocemente, daí a importância de realizar exercício físico regular como forma preventiva contra os quadros clínicos que referimos.

É importante relembrar que a saúde esta intimamente ligada ao nosso DNA o portador da mensagem genética, ela é a molécula que se replica e recria o nosso corpo. O propósito do corpo do ponto de vista do DNA, é meramente funcionar como um veículo que transporta a vida para o futuro. Sentir-se se melhor movendo - se mais, viver mais, disfrutando com prazer a vida. A evidência diz-nos que o exercício físico regular, o sono adequado, a nutrição pouco calórica e adequada, tem um efeito epigenético, pode alterar as tendências genéticas que nos foram transmitidas geneticamente pelos nossos pais. É fantástico, sabermos que temos um caminho para percorrer, mas esse percurso vai causar mudanças positivas. Possuímos o conhecimento, temos os meios tecnológicos para aferir e avaliar o estado de saúde, em que nos encontramos , sabemos por onde queremos ir, falta mexermo-nos , vamos mãos á obra !

Recomendações

A recomendação de saúde publica apresentada nas diretrizes da Organização Mundial da Saúde sobre atividade física e comportamento sedentário são dirigidas para todas as populações e grupos etários dos 5 até aos 65 anos e idosos, mais de 65 anos, independentemente do sexo, origem cultural ou nível socioeconómico, e são relevantes para pessoas de todo o tipo de habilidades. Aqueles com condições medicas cronicas e / ou deficiências assim como também as gravidas e no pós-parto devem tentar seguir as recomendações sempre que seja possível e forem capazes.

Estas diretrizes da OMS sobre atividade física e comportamento sedentário fornecem recomendações para a saúde publica baseadas nas evidencias científicas para crianças, adolescentes, adultos e idosos sobre a quantidade de atividade física (frequência, intensidade e duração) necessária para oferecer benefícios significativos a saúde e mitigar possíveis riscos à saúde. São fornecidas recomendações sobre as associações entre os comportamentos sedentários e desfechos na saúde, assim como para subpopulações, mulheres gravidas e no pós-parto, e pessoas que vivem com condições cronicas ou deficiências.

A atividade física é boa para o coração, o corpo e a mente.

A atividade física regular pode prevenir e ajudar a controlar doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e cancro, que causam quase três quartos das mortes em todo o mundo. A atividade física também pode reduzir os sintomas de depressão e ansiedade e melhorar o pensamento, a aprendizagem e o bem-estar geral.

Qualquer quantidade de atividade física é melhor do que nenhuma, e quanto mais, melhor. Para saúde e bem-estar, a OMS recomenda pelo menos 150 a 300 minutos de atividade física de moderada intensidade por semana (ou atividade física vigorosa equivalente) para todos os adultos, e uma média de 60 minutos de atividade física aeróbica moderada por dia para crianças e adolescentes.

Toda atividade física conta.

A atividade física pode ser realizada como parte do trabalho, desporto e lazer ou transporte (caminhando, patinando e pedalando), bem como tarefas diárias e domésticas.

O fortalecimento muscular beneficia a todos.

Idosos (com 65 anos ou mais) devem adicionar atividades físicas que enfatizem o equilíbrio e a coordenação, bem como o fortalecimento muscular, para ajudar a prevenir quedas e melhorar a saúde.

Muito comportamento sedentário pode ser prejudicial à saúde.

Pode aumentar o risco de doenças cardíacas, cancro e diabetes tipo 2. Limitar o tempo sedentário e ser fisicamente ativo é bom para a saúde.

Todos podem beneficiar com o aumento da atividade física e a redução do comportamento sedentário, incluindo as mulheres gravidas, no pós-parto e pessoas que vivem com doenças cronicas ou com deficiências.

Quatro a cinco milhões de mortes por ano poderiam ser evitadas se a população global fosse mais fisicamente ativa. Estas diretrizes globais permitem que os países desenvolvam políticas nacionais de saúde baseadas em evidencias e apoiem a implementação do Plano de Acão Global da OMS para a atividade física 2018-2030.

Ações e investimentos em políticas para promover a atividade física e reduzir o comportamento sedentário podem ajudar a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, particularmente Boa Saúde e Bem-estar, Cidades e Comunidades Sustentáveis, Ações contra as Mudanças Climáticas, bem como Educação de Qualidade entre outros.

TODO MOVIMENTO CONTA

Atividades de intensidade moderada aumentam a frequência cardíaca e fazem aumentar o ritmo respiratório. Atividades de intensidade vigorosa fazem um individuo respirar ainda mais forte e mais rápido.

Existem muitas maneiras de fortalecer os músculos, seja em casa no studio ou no ginásio.

Nota:

Como cidadão e diretor técnico do Symetix é meu dever comunicar a minha visão respeitante a esta momento pandémico.

Todos nós temos o dever de estar informados com as atuais e disponíveis evidencias científicas que nos é transmitido pelos epidemiologista e virologistas, através dos meios que estão a nossa disposição. Dessa forma poderemos decidir a melhor forma de nos comportarmos em proporção a escala da gravidade e risco. Seguindo a evidência e a logica, as recomendações científicas serão sempre para nos protegermos, logo com o intuito de serem benéficas para todos.

Numa sociedade democrática somos livres de dar a nossa opinião e temos o direito de poder decidir bem.

Caro leitor com os dados que possui, com a sua consciência, colaborar o melhor possível de acordo com as recomendações científicas é um dever para si e para a sociedade.