Madeira

"Madeira é um exemplo de democracia pluralista"

Governo Regional apresentou cumprimentos de Natal a José Manuel Rodrigues

None
Foto Rui Silva/ASPRESS

O presidente do Governo Regional afirmou, esta manhã, que a Madeira é um exemplo de democracia pluralista, “porque é, do nosso ponto de vista, o único regime parlamentar puro”. “Temos tido, aqui na Assembleia, oportunidade de apresentar democraticamente as medidas do Governo, que são escrutinadas por todas as forças políticas mensalmente”, disse Miguel Albuquerque.

O governante quis reiterar o respeito pela Assembleia Legislativa da Madeira, pois afirma não ter medo desse escrutínio. “Os debates mensais têm disso um exercício de escrutínio bastante acentuado e onde toda a transparência das políticas são expostas perante os representantes”, afirmou.

As declarações foram prestadas aquando da apresentação de cumprimentos de Natal ao presidente da Assembleia Legislativa da Madeira.

José Manuel Rodrigues lembrou que se abre uma nova perspectiva para a Madeira, uma vez que haverá eleições no próximo ano e disse ser necessária uma Revisão Constitucional “que aprofunde a autonomia”, uma revisão da Lei de Finanças das Regiões Autónomas, “que acentue a solidariedade financeira do Estado” e ainda por uma Lei de Finanças que “tem de assumir de uma vez por todas os custos de insularidade”.

Por outro lado, frisou que existe uma “nova oportunidade” para a Região que está relacionada com o facto de a França passar a presidir a União Europeia, a partir de 1 de Janeiro. Por ser um país que também possuiu regiões ultraperiféricas, deve olhar para estar regiões e para os seus desafios.