Madeira

15.031 desempregados inscritos no Instituto de Emprego da Madeira no final de Novembro

Madeira apresenta a maior descida de desempregado registado a nível nacional

None

O Instituto de Emprego da Madeira registava, no final de Novembro de 2021, a inscrição de 15.031 desempregados, o que significa o maior decréscimo em termos homólogos (-23,9%) com menos 4.718 desempregados, estando bem acima da média nacional, que decresce em 13,2%.

A Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania salienta, em nota enviada à comunicação social, que esta é uma diminuição de 4,1%, contabilizando-se menos 638 desempregados inscritos, em relação ao mês anterior.

"Desde março que o desemprego registado desce acentuadamente, registando-se uma diminuição de mais de 25% do número de inscritos neste período, num total de menos 5.397 desempregados", refere.

Desde março que o desemprego registado desce acentuadamente, registando-se uma diminuição de mais de 25% do número de inscritos neste período, num total de menos 5.397 desempregados.

A mesma nota dá conta de que "o ano de 2021 apresenta um volume mensal de novas inscrições consistentemente inferior aos anos anteriores, reflectindo uma diminuição da perda de emprego na região desde o início do ano".

Quanto a ofertas de emprego, em Novembro foram recebidas 210 ofertas, um aumento de 46,9% (+67 ofertas) face ao mês homólogo, contribuindo para que o total de ofertas em 2021 seja significativamente superior ao ano transato.

Mais indica que as colocações efectuadas pelo IEM no mês de Novembro apresentam um forte crescimento face ao mês homólogo (+88,8%), um aumento significativamente superior à média nacional (19,5%). Face ao mês de Outubro de 2021, o número de inscritos há menos de 1 ano diminuiu 5,8%. O número de desempregados à procura do primeiro emprego diminuiu 9,7% face ao mês anterior, sendo de 3,4% a redução de candidatos a um novo emprego.

"Nos 3 sectores das Actividades Económicas registam-se diminuições acima dos 20% do número de inscritos comparativamente ao mês homólogo. Face ao mês de Outubro os sectores da Indústria, energia, e água e construção e o sector dos Serviços registam diminuições do número de inscritos (-4,8% e -3,4%, respetivamente). O sector da Agricultura, pecuária, caça, silvicultura e pesca regista um aumento de 5,6% face ao mês anterior.

O sector dos Serviços agrega 82,4% dos que procuram um novo emprego. O Alojamento, restauração e similares é a área que mais contribui para o desemprego registado no mês de Novembro (2.743 desempregados), ainda que registe a maior descida, quer face ao mês anterior (-7,0%; -208 desempregados), quer comparativamente ao mês homólogo (-38,6%; -1.723). Segue-se, com mais inscritos, o Comércio por grosso e a retalho (2.317).

A construção (1.335 desempregados) é a área que mais contribui para o desemprego no sector secundário, que agrega 15,3% dos desempregados à procura de novo emprego. Salienta-se, ainda assim, que esta área de actividade regista uma diminuição, quer face ao mês anterior (-4,4%; -62 desempregados), quer face ao mês homólogo (-24,5%; -433 desempregados).

O desemprego jovem (menos de 25 anos), desce consecutivamente desde Março, acompanhando a tendência global do desemprego registado. No final de Novembro estavam inscritos 1.848 jovens (12,3% do total). O desemprego neste grupo regista uma descida (-9,0%) proporcional mais elevada do que a verificada no desemprego global face ao mês anterior. Comparativamente a novembro de 2020 a descida é de 33,0%", conclui.