Coronavírus Madeira

Porto Santo em risco extremamente elevado de transmissão da covid-19

None

Com as 40 novas infecções de covid-19 atribuídas hoje, o Porto Santo passou a contabilizar 69 casos activos no somatório dos últimos 14 dias, o equivalente a 1.338 novos casos por 100 mil habitantes.

Perante estes números, a Ilha Dourada vê sua condição ser agravada em relação ao dia de ontem, passando a apresentar risco extremamente elevado de transmissão da convid-19, o patamar mais grave, de acordo com a matriz de risco seguida pela Direcção-Geral da Saúde (DGS) e pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), já que está com mais de 960 novos casos, nos últimos 14 dias, por 100 mil habitantes.

Tal como o DIÁRIO avançou em primeira mão, entre os infectados está, também, o presidente da Câmara local, Nuno Baptista, bem como vários colaboradores da autarquia, que se viu forçada a encerrar os seus serviços, sobretudo o que implicam contacto com o público. O único cemitério daquela ilha, por exemplo, está a funcionar de modo condicionado. 

Estes novos 40 casos serão os que o secretário regional da Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos, já havia anunciado no dia de ontem, mas que só hoje acabaram reflectidos no boletim epidemiológico.

A par do Porto Santo, também o concelho da Ribeira Brava viu, nas últimas 24 horas, a sua condição ser agravada, no que à covid-19 diz respeito, passando de risco elevado para risco muito elevado, uma vez que contabiliza, agora, 480 novos casos por 100 mil habitantes, na soma dos últimos 14 dias, o correspondente a 61 novos casos efectivos.  

Machico (800), Câmara de Lobos (796), Funchal (716) e Santa Cruz (637), embora vejam os seus números aumentarem em relação ao dia anterior, agravando a incidência cumulativa, continuam no patamar de risco muito elevado, já que registam, todos eles, mais de 480 e menos de 959 novos casos nos últimos 14 dias, por 100 mil habitantes.

Santana (213), Ponta do Sol (167) e São Vicente (164) estão com risco moderado, enquanto os restantes dois concelhos – Calheta (73) e Porto Moniz (40) – apresentam risco baixo de transmissão da covid-19.