Madeira

Diocese do Funchal tem um novo diácono

None

Hoje, dia 18 de Dezembro, José Patrício Pestana de Sousa, natural da Paróquia do Piquinho, no Caramanchão, em Machico, foi ordenado diácono, numa celebração eucarística presidida pelo bispo D. Nuno Brás, na Sé do Funchal.

A ordenação diaconal foi antecedida por uma vigília de oração, que teve lugar ao final da tarde de ontem, na Igreja do Caramanchão (Machico), que contou igualmente com a presença do bispo do Funchal e onde Patrício Sousa fez o seu juramento e compromisso.

“Esta não foi uma caminhada fácil e foi vivida com muitas dificuldades, sobretudo nos primeiros anos. Recordo que entrei uma primeira vez para o seminário em 2012 e ter desistido uma semana e meia depois. Vim para o Seminário de Caparide no Estoril e foi difícil a adaptação e depois também por causa dessas dificuldades ter passado por um problema de saúde que me fez questionar Deus e a Sua vontade para a minha vida. Contudo, em 2014 voltei a querer tentar este caminho e o Senhor nunca mais me largou… a equipa formadora da altura, com o cónego Carlos e o senhor Bispo D. António, deu-me de novo essa oportunidade e a partir de então foi um caminho apaixonante e difícil de me conhecer melhor, de querer saber quem era Deus e qual a sua vontade para a minha vida”, refere o novo diácono em jeito de balanço destes oito anos de “caminhada”.

“Diácono é aquele que é ‘ministro’, ‘servo’ e ‘ajudante’ para exercer no meio do povo e da Igreja, o serviço do ministério de Deus. Quero viver nesse espírito de entrega e de serviço, tendo por modelo Cristo Servo, aquele a quem procuro servir com toda a minha vida”, acrescenta.

Amanhã, dia 19 de Dezembro será a apresentação do novo diácono na paróquia, na missa das 11 horas. Depois da celebração estava previsto um almoço partilhado, entretanto cancelado devido à pandemia.

José Patrício Pestana de Sousa nasceu no Sítio do Marco (Machico), tem 32 anos e encontra-se a concluir o sexto ano, chamado de ano pastoral, no Seminário Maior de Cristo Rei – Olivais em Lisboa.

Está actualmente nas paróquias de Santa Maria dos Olivais e nos Olivais Sul a fazer pastoral com o Padre Bruno. Em 2018/19 esteve nas paróquias de Santo Antão e São Julião do Tojal, Bucelas e Fanhões, com o padre Tiago Neto.

Pertence ao curso de São João Maria Vianney, tendo os seus primeiros sete colegas de curso sido ordenados no primeiro domingo do advento.