Madeira

Bispo do Funchal preside à Missa do Parto da Assembleia Regional

A celebração, aberta ao público, acontece na Capela do parlamento madeirense

None

O Bispo do Funchal, D. Nuno Brás, celebra pela primeira vez, a Missa do Parto, na Capela de Santo António da Mouraria, da Assembleia Legislativa da Madeira. A iniciativa, promovida pela presidência, funcionários e deputados do parlamento madeirense, acontece na próxima segunda-feira (dia 20 de Dezembro), pelas 07h30 e é aberta ao público.

No ano passado, devido à pandemia, a Missa do Parto da Assembleia Legislativa da Madeira, foi celebrada na Sé do Funchal. Depois de um ano de interregno regressa à capela do Parlamento madeirense, um edifício histórico muito apreciado por turistas, que assume também a uma função de culto.

A Capela de Santo António da Mouraria foi concluída em 1715 e, no seu interior, destaca-se o altar em talha barroca de estilo nacional, em madeira estofada datada ainda de finais do século XVII. Na parede Norte é visível um conjunto de pinturas sobre tela representando os apóstolos, de uma oficina lisboeta de finais do século XVIII. Encontra-se ainda dotada de alfaias várias, assim como imagens e pinturas alusivas à memória de Santo António.

"Para acolher as pessoas que queiram participar, e garantir o distanciamento social, serão montados equipamentos de som e uma cobertura junto ao templo", assegura uma nota da presidência.

As Missas do Parto consistem em nove missas celebradas na novena que antecede o dia de Natal, entre 16 e 24 de Dezembro, e são uma tradição natalícia que acontece em todas as paróquias madeirenses.