Nunca esperei isto do PSD

Caros amigos. O que mais me impressionou no Rui Rio nesta caminhada de anos, foi ter sido verdadeiro em tudo o que disse aos Portugueses que, sempre confiaram nele e nunca deixaram que os seus opositores levassem a deles avante Pena foi que esta cena durou muito e o Rui Rio deixou que o Rangel tivesse conseguido dar a volta aos conselheiros nacionais. Sinceramente que não gostei do que se passou até que Rui Rio voltou a tomar as rédeas do Partido. Mas quando julgava que o Rui Rio ia finalmente por termo ao poder da camarilha que se lhe opõe, vejo um Rui Rio titubeante e uns jornalistas que criticam o que o Rui Rio faz, que não é nada comparado com o que devia fazer.

Ontem até ouvi no rádio observador o comentário de que o Rui Rio não tinha consideração pelos opositores. Este comentador deve ser um jovem que devia estar de acordo com as decisões dos militares no tempo do PREC, os pelotões e as companhias só saíam à Rua para qualquer acção depois de reunirem em plenário, uma tropa fandanga ou até no dizer destas cabeças pensantes a única forma de combatermos os (ismos) uma coisa tão má que parece ser um ponto a combater por toda a sociedade. Somos todos obrigado a sermos cinzentos, cor de burro quando foge. É assim que eu vejo o PSD, não podem fazer nada para substituir o Rui Rio, como pretendiam mas querem manter um partido em que os quadros são gente amorfa que em qualquer altura mudará a agulha satisfazendo os desejos sempre eternos daqueles que se querem manter á tona da água seja lá qual for a tempestade.

E como prova disto tudo ainda obrigam o Rui Rio a confrontar-se com palavras do Rangel queixando-se de perseguição, quando foi isso que fez ao apunhalar pelas costas o Rui Rio de quem se dizia apoiante. Nas poucas intervenções que tenha ouvido do Rui Rio tenho visto um homem derrotado a debitar o que o partido quer que se diga e não aquilo que os portugueses queriam ouvir. Até o pré acordo que eu sempre pensei feito pelo Rui Rio com o Francisco dos Santos eu pensei manter-se mas não não sei quem manda agora no partido laranja, agora cinzento, mas não é o Rui Rio. É alguém que mexe os cordeinhos por fora que não assume nem o que faz nem o que diz, mas a história mais cedo ou mais tarde far-se-há. Se fosse ao Rui Rio já me tinha ido embora deixando aos outros a paz podre onde gostam de viver. Uma paz podre, sem ismos, com o véu diáfano da pureza.. E o que é feito de nós Portugueses? Temos que escolher um homem em quem votar, e nesta difícil conjuntura temos que ir para juízos simples que nos mostrem a essência dessa escolha. Como andei no Colégio Militar sempre repuei os princípios e ideais que conformaram a minha formação. E o Francisco Rodrigues dos Santos em breve me provou ser uma pessoa correcta nas análises que fazia. Lembro nisto tudo as palavras de Paulo Portas um indivíduo mal esclarecido e de quem os portugueses têm sérias dúvidas de verticalidade por tudo o que se passou acerca dos contratos dos submarinos adquiridos á Alemanha. Este Paulo Portas, na defesa dos seus grandes amigos no CDS ainda se pronunciou contra os regulamentos partidários e a favor dos mesmos embora não he assistisse razão. Por tudo isto eu não posso deixar de concordar em absoluto com as palavras do Chicão após ter tido conhecimento de que o PSD não se iria coligar ao CDS.

Compreendeu e muito bem a atitude do PSD por ela não ser a do Rui Rio, como eu penso que não é e manteve a sua linha de opinião, de que o CDS vai reforçar a sua base eleitoral nas próximas eleições legislativas. Creio que sim Chicão, estou contigo e vou votar em ti por acreditar que cada um de nós tem responsabilidades e deve pautar a sua vida por valores perenes e não por interesses e satisfações temporais.

Jorge Pote