Madeira

PSD propõe voto de congratulação à Associação Académica da Universidade da Madeira

Instituição comemora celebra este ano o seu 30º aniversário

None

O Grupo Parlamentar do PSD vai apresentar, na Assembleia Legislativa da Madeira, um voto de congratulação à Associação Académica da Universidade da Madeira, pela celebração, neste ano, do seu 30º aniversário.

Os social-democratas enaltecem, desde modo, "o papel de todos os estudantes nas conquistas alcançadas", congratulando esta entidade "pelos projectos de valorização, não só do aluno do ensino superior, como também da valorização histórica e cultural da Região, com um trabalho que ultrapassa as fronteiras da academia e congrega toda a população".

Em nota de imprensa, o PSD recorda que a Associação, criada em 1991, elegeu os seus primeiros órgãos sociais a 10 de Dezembro desse ano, cuja posse foi dada em Janeiro de 1992. Eleitos por 416 estudantes, ficaram a liderar a estrutura Jorge Carvalho, como presidente da Direcção, Deodato Rodrigues, como presidente da Mesa da Assembleia Geral, e António Cunha, como presidente do Conselho Fiscal.

"Os primeiros dois anos foram marcados pela abertura da sede e da reprografia, bem como, pela realização de colóquios, bailes, entre outras iniciativas. Ao longo dos anos o papel da Associação Académica se tornou cada vez mais relevante. Foram criados diversos pelouros, nomeadamente os de cultura, desporto, secção recreativa, documentação, reprografia, núcleo jurídico e finanças, assim como a Semana do Caruncho e o Corte das Fitas, o primeiro Código de Praxe, o núcleo de Kung Fu, o núcleo musical e o de jornalismo responsável, e o grupo de teatro. A Académica cresce, com este rol de iniciativas, e passa a ter, em 1997, duas horas semanais na Radiodifusão Portuguesa", refere a mesma nota, sublinhando "foram nascendo, também, entre as diferentes direcções, novos projetos, muitos cuja génese se mantém até hoje".

"Hoje, a Associação Académica é uma das principais vozes dos estudantes do ensino superior da Universidade da Madeira, e no fundo, de toda a Região, mas também uma entidade que se destaca pelo trabalho ímpar desenvolvido para além das fronteiras da academia, com a colaboração voluntária de dezenas de colaboradores", insistem, registando ainda "o apoio e a confiança dos apoios institucionais, como o do Governo Regional e da própria Universidade, dos seus mecenas e das mais de 50 empresas privadas e instituições públicas que, com a Académica, colaboram activamente".

Instituição privada, reconhecida como Entidade de Utilidade Pública, desde 2010, através de Resolução do executivo madeirense, foi, igualmente, reconhecida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, estando, desde 2006, inscrita no Registo Nacional do Associativismo Jovem do Instituto Português do Desporto e Juventude.