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Secretaria da educação lança livro para assinalar 40 anos da Educação Artística nas escolas da Região

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A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode, apresenta esta sexta-feira, 17 de Dezembro, pelas 15 horas, no salão nobre do Governo Regional, o novo projecto editorial para assinalar os 40 anos da Educação Artística nas escolas da Região.

Intitulada 'Democratização da Educação Artística - Antologia de Estudos sobre o caso da Região Autónoma da Madeira', a obra é da autoria de Carlos Gonçalves, Natalina Cristóvão e Paulo Esteireiro e está integrada na 'Coleção Contributos e Ideias para a Educação Artística'. O livro será apresentado por Ana França, professora e investigadora da Universidade da Madeira e contará com a presença do presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque.

A ‘Democratização da Educação Artística - Antologia de Estudos sobre o caso da Região Autónoma da Madeira’ é uma publicação que reúne uma série de artigos que visam comemorar 40 anos de existência do projecto de democratização da educação artística, no ensino genérico, na Região Autónoma da Madeira.

Nesta edição, são partilhados os sucessos, as conquistas e as fragilidades deste projecto original com quatro décadas, que tanto impacto tem tido na vida artística das crianças e jovens que beneficiaram destas práticas.

Os estudos apresentados neste volume foram todos aplicados em contexto escolar e escolhidos por apresentarem projectos educativos que visam responder a problemas da educação artística actual.

Assim, nesta edição são apresentados um conjunto de artigos que abordam boas práticas do departamento de educação artística na Madeira, que poderão ser replicadas em vários outros contextos.

Os estudos presentes neste livro foram apresentados em congressos nacionais e internacionais, bem como em livros e revistas científicas com revisão por pares.

Desta forma, seleccionaram-se nove desses artigos, que foram categorizados em três secções: ‘As investigações sobre as artes no ensino genérico’; ‘As pesquisas sobre as actividades extracurriculares e a produção de eventos’; ‘Papel da educação artística na identidade cultural’.

O livro termina com um capítulo que funciona como epílogo, onde se dá a voz aos alunos que beneficia(ra)m do projecto.

A ‘Coleção Contributos e Ideias para a Educação Artística’ tem como principal propósito divulgar os resultados de investigações e projectos realizados nas diferentes áreas artísticas, desde que direccionados para a educação, de forma a estimular o debate e o avanço do conhecimento neste domínio.