Madeira

CMF aprovou propostas do orçamento e grandes opções do plano para 2022

Na reunião semanal foi ainda decidido contrair um empréstimo de 3 milhões de euros para obras da ETAR

Foto André Ferreira/CMF
Foto André Ferreira/CMF

A Câmara Municipal do Funchal (CMF) aprovou as propostas de orçamento e de grandes opções do plano para 2022.  A autarquia apresenta o maior orçamento nos últimos vinte anos, no montante de 110 milhões de euros. São mais 6 milhões de euros, o que corresponde a um acréscimo de 5,6%. Há um acréscimo de 30% dos apoios sociais no montante de 5,8milhões de euros.

No final da reunião, Pedro Calado deixou bem claro que, a CMF não vai acabar com os programas de apoio social. “O que vamos fazer é reformular a forma como os apoios são concedidos à população porque hoje a realidade é diferente de há um ano atrás. Nós estávamos numa situação de emergência, hoje, estamos numa situação de contingência, a taxa de desemprego diminuiu, a economia está a crescer, portanto há uma série de apoios que vão ser canalisados apenas para as pessoas que precisam”. 

Pedro calado realçou ainda que, a  proposta de orçamento do município do Funchal  para o próximo ano,  reduz a carga fiscal sobre as empresas para ajudar a economia a desenvolver-se e determina a devolução às famílias de 2,5% do IRS , com efeitos a  partir de 2023.

O presidente da autarquia considera “um bom orçamento para fazer crescer a economia e criar mais postos de trabalho”.

Nesta reunião, foi ainda decidido autorizar a abertura de procedimento para contrair um empréstimo de médio/longo prazo no montante de 3 milhões de euros para a comparticipação do Município em obras cofinanciadas para a Recuperação e Ampliação da ETAR do Funchal: Conclusão da 1ª fase e 2ª fase (tratamento Primário).

Pedro Calado refere que foi feita a renegociação das verbas comunitárias que estavam afetas a este projeto bem como alargar o âmbito de beneficio dos fundos comunitários.