Orçamento Regional Madeira

Proposta de Orçamento da Madeira para 2022 começa a ser discutida esta manhã no parlamento

None

A proposta do Orçamento da Madeira para 2022, no valor de 2.125 milhões de euros (ME), o maior de sempre, começa a ser debatida hoje na Assembleia Legislativa da região autónoma, num processo que se prolonga até quinta-feira.

No mesmo período, decorre também a discussão da proposta de Plano e Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento - PIDDAR 2022, no valor de 764 milhões de euros.

Os documentos apresentados pelo Governo Regional de coligação PSD/CDS-PP são hoje apreciados e votados na generalidade, ao que se segue a apreciação e a votação na especialidade. A votação final global está prevista para o final da tarde de quinta-feira, num parlamento composto por 47 deputados, dos quais 21 do PSD, 19 do PS, três do CDS-PP, três do JPP e um do PCP.

O Orçamento da Madeira para 2022 canaliza mais de 747 milhões para os setores da educação e da saúde e 96 milhões para apoio ao tecido empresarial, prevendo-se uma redução da taxa de desemprego para 6,5%, o que levou o secretário regional das Finanças, Rogério Gouveia, a realçar o "forte pendor social" da proposta.  Segundo o governante, o próximo ano será ainda "condicionado" pela pandemia de covid-19, mas também "desafiante", prevendo o executivo retomar "alguma normalidade económica e orçamental".