Madeira

‘500 Maiores Empresas’ que ajudam “a dar dimensão global à Região”

None
Foto Hélder Santos/ASPRESS

O director do DIÁRIO de Notícias da Madeira, Ricardo Miguel Oliveira, foi o primeiro a usar da palavra na cerimónia das ‘500 Maiores Empresas’, evento que decorre esta tarde no Savoy Palace, e que representa um momento único para agraciar os empresários madeirenses, mais ainda porque o ano que agora termina voltou a ser de grandes desafios para aqueles que impulsionam a economia.

“Sem surpresa, não foi fácil aqui chegar. E, infelizmente, não chegámos todos. Alguns ficaram pelo caminho. Porque perderam a vida. Porque fecharam portas. Porque desistiram de lutar. Porque foram incompreensivelmente deixados nas margens das linhas de apoio. Porque ficaram sem emprego. Porque deixaram de acreditar em promessas. Porque não resistiram à incerteza. Porque preferiram acomodar-se às zonas de conforto… Porque há sempre uma razão, mesmo para aquilo que aparentemente não tem explicação”.

Todavia, apesar de todos os desafios, “há quem resista, graças a lideranças lúcidas e ao contributo de recursos esforçados, que também por isso merecem melhores salários, maior estabilidade e boas perspectivas de progressão nas carreiras”, apontou, perante uma plateia cheia de caras bem conhecidas do tecido empresarial e social madeirense.

Ricardo Miguel Oliveira lembrou, no seu discurso, os efeitos da pandemia na frágil economia regional, mas reiterou a luta que nos caracteriza como povo.

“É neste contexto que nos juntamos para voltar a celebrar conquistas esforçadas que contribuem para a grandeza das ‘500 maiores e melhores’ da Região,  para distinguir os que têm mérito e apresentam contas certas, os que trabalham mesmo com sacrifício acrescido e que espalham a coragem para que possamos continuar com firmeza a contrariar fatalidades”.

Este ano, o evento conta com a presença, como orador principal, do Vice-Almirante Gouveia e Melo, o ex-coordenador da ‘task force’ da vacinação em Portugal, que mostrou-nos “os caminhos essenciais que importa percorrer sem sobranceria quando confrontados com apelos quase transcendentais, porventura momentaneamente ignorados pelos que cedem com facilidade ao favor e à balda”.

A PREVISÃO, a PKF- MADCONTA, e o DIÁRIO – a que se tem juntado desde 2015 a INFORMA D&B, a única entidade responsável pela pesquisa, recolha e tratamento dos dados – reafirmam, com esta iniciativa ‘500 Maiores Empresas’, a enorme estima pelas empresas que ajudam a dignificar a força do trabalho, a dar dimensão global à Região, a mexer com a economia real e a dar notoriedade aos produtos e serviços.

"Estamos certos que a partilha pública dos dados que caracterizam o tecido económico regional é uma informação com valor. Aliás, a grandeza da recolha efectuada e hoje disponibilizada em dois formatos, em papel e digital, coloca-nos ao nível de reconhecimentos similares que ocorrem no País. É pois com entusiasmo renovado que damos visibilidade ao dinamismo dos negócios, à competência dos seus agentes e méritos dos resistentes empresários", salientou ainda, afirmando que o DIÁRIO continuará "a ter pacto com a verdade e a dar notícias".