Casos do dia

Buscas por fraude fiscal, falsificação informática e branqueamento incluem o Funchal

None

A Polícia Judiciária, através da Directoria do Norte, com o apoio dos Departamentos de Investigação Criminal de Braga e da  Madeira, assim como da Unidade de Perícia Tecnológica Informática, desenvolveu uma operação policial para cumprimento de mandados de detenção e de buscas domiciliárias e não domiciliárias, pela presumível prática dos crimes de fraude fiscal, burla qualificada, falsificação informática e branqueamento.

Foram detidos três indivíduos, entre os quais um empresário do sector metalúrgico e um empresário ligado à actividade desportiva fortemente indiciados pelos referidos crimes, na sequência de 28 buscas domiciliárias e não domiciliárias realizadas nos concelhos do Funchal, Barcelos, Braga, Esposende, Trofa, Vila Nova de Famalicão, Benavente e Lisboa, informou a PJ em comunicado.

“Através do exercício de actividade comercial fictícia de sociedades geridas pelos suspeitos, assim como de correspondentes contas bancárias tituladas por terceiros (pessoas individuais e colectivas), em território nacional e no estrangeiro, aqueles lograram criar um intrincado esquema de facturação / movimentação financeira que ofereciam tanto como veículo de branqueamento para terceiros, prestando assim esse serviço ilícito pelo qual seriam remunerados, como para ocultação dos proveitos gerados da própria actividade legítima dos próprios e de terceiros, nos sectores indicados”, revela a mesma nota, acrescentando que existia ainda uma avaliação parcial da estrutura em causa, tendo sido, até ao momento, “identificados movimentos financeiros em diversas plataformas, num montante superior a setenta milhões de euros”.

E acrescenta: “a vantagem patrimonial em sede fiscal, estimada, associada ao principal visado, atinge o montante de 1,5 milhões de euros, apenas com base em elementos já confirmados”.

A operação policial envolveu inspectores e peritos da Polícia Judiciária, contando ainda com a participação de elementos da Autoridade Tributária.

Foi ainda apreendida documentação diversa relativa à prática dos factos, diversas viaturas automóveis e material informático.

Os detidos vão ser presentes à competente autoridade judiciária para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coacção tidas por adequadas.

Mais Casos

A carregar...

Não existe mais conteúdo

Carregar mais notícias

Erro ao carregar mais conteúdo