Mundo

Inundações provocam segunda morte no Norte de Espanha

None
Foto EPA

As inundações provocaram uma segunda vítima em Espanha, um homem cujo corpo foi retirado hoje da sua carrinha, onde ficou preso pela subida de um rio, após fortes chuvas no norte do país.

Segundo a agência France Presse, as equipas de resgate localizaram a carrinha no rio Bidasoa, na região de Navarra, no sábado, um dia após o desaparecimento do homem de 61 anos, que não apareceu ao trabalho numa fábrica, afirmou um porta-voz da polícia local.

Mas as fortes correntes e a pouca visibilidade impossibilitaram os serviços de emergência de resgatar o corpo da carrinha, até esta manhã, acrescentou a fonte.

Uma mulher de 49 anos morreu dentro do seu carro, após um deslizamento de terra causado pelo mau tempo que afeta a região há 15 dias.

O País Basco e a Catalunha também enfrentam há vários dias fortes chuvas e inundações de rios, bem como queda de neve.

Durante a visita de hoje às áreas afetadas, a presidente da região de Navarra, Maria Chivite, disse que a região deveria estar mais bem preparada contra as inundações.

"Navarra continuará a conviver com as inundações e devemos estar preparados para que, quando ocorram, tenham o menor impacto possível", afirmou Maria Chivite em declarações à imprensa.

As inundações também provocaram danos significativos nas regiões vizinhas do sudoeste de França, onde as operações de limpeza continuaram hoje em Landes e nos Pirenéus Atlânticos.

As áreas urbanas construídas com infraestruturas de drenagem deficientes são particularmente vulneráveis às fortes chuvas, dizem os cientistas.

A agência nacional de meteorologia espanhola prevê tempo ensolarado e mais quente no norte da Espanha para os próximos dias.