Madeira

Instituto de Emprego da Madeira apoiou este ano 45 empresários numa verba de 848 mil euros

None

O Instituto de Emprego da Madeira recebeu este ano 80 candidaturas ao programa de criação de empresas e celebrou 45 contratos de concessão de incentivos de projetos, que equivalem a um apoio total de 848.636 euros, foi hoje anunciado.

Esta informação foi prestada pela Secretaria Regional da Inclusão Social e da Cidadania, na cerimónia de celebração de nove contratos de concessão de incentivos para a criação de novas empresas, no âmbito do Programa de Criação de Empresas e Emprego (CRIEE).

Os nove projetos significam a criação de 20 novos postos de trabalho e correspondem a um montante global de apoio, por parte do Instituto de Emprego da Madeira (IEM), de cerca de 209 mil euros.

A secretária regional da Inclusão Social, Rita Andrade, referiu que as nove empresas abrangidas hoje pelos nove contratos são de seis concelhos diferentes e notou "que tradicionalmente era muito Funchal", fenómeno que se está "a esbater" e que considerou positivo.

Segundo a informação distribuída pelo Governo Regional (PSD/CDS-PP), o IEM celebrou durante este ano "45 contratos de concessão de incentivos de projetos, num total de 82 postos de trabalho criados, a que equivale um montante global de apoio de 848.636,18 euros".

No total, desde o início de 2021, o Instituto de Emprego recebeu 80 candidaturas, das quais 45 correspondem a contratos já firmados e as restantes encontram-se em análise.

Dos 45 projetos apoiados, 30 são do setor dos serviços, seis da área do comércio, cinco de restauração e os restantes quatro empresários trabalham na construção civil.

A secretária regional da Inclusão Social destacou também que os apoios previstos para os empresários têm uma majoração de 10% caso as empresas se localizem em concelhos com menos de 15.000 habitantes.

Também os projetos ligados à economia azul e economia circular têm essa majoração, indicou.

Desde 2015, o IEM aprovou 409 projetos de criação da própria empresa - num total de 709 postos de trabalho -, representando um apoio financeiro de cerca de sete milhões de euros, indica a Secretaria Regional da Inclusão Social e Cidadania.

Segundo a mesma informação, o concelho mais prevalente é o do Funchal, o principal e mais populosos da região, que corresponde a cerca de 52% do total dos projetos aprovados.

Seguem-se os concelhos de Santa Cruz e Machico, com 16% e 10% dos projetos, respetivamente, acrescenta o Governo Regional.

"Mais de 60% dos projetos são respeitantes a atividades e serviços, seguindo-se as áreas de restauração e similares e do comércio", precisa a nota de imprensa.

O CRIEE tem como objetivo "apoiar a criação do próprio emprego por parte de desempregados que tenham espírito empreendedor e apresentem um projeto de investimento viável, bem como contribuir para a criação de outros postos de trabalho que sejam necessários ao desenvolvimento do projeto".