Madeira

'Insectos da Madeira' aproxima turistas do registo de espécies da Região

None

O Centro de Estudos de História do Atlântico acolhe, amanhã, a apresentação do projecto 'Insetos da Madeira', uma iniciativa da Universidade da Madeira. O programa tem início às 14h30 e conta com a apresentação da aplicação 'iNaturalist', que pretende "promover o ecoturismo, envolver os turistas no registo de espécies de insetos e dar destaque a este grupo de enorme potencial turístico a nível regional".

"Este projecto pretende potenciar um nicho de mercado quase inexplorado na Madeira que já é alvo de grande procura em outras partes do mundo com elevada biodiversidade", explica nota da UMa. 

"Na Madeira existem turistas com fascínio e curiosidade por este grupo de animais e que, de forma autónoma, observam insetos durante a sua estadia e partilham as suas fotografias online, utilizando redes de ciência cidadã, como a plataforma Biodiversity4all. Todos os cidadãos podem partilhar fotografias na internet utilizando a app iNaturalist, sendo os dados associados às fotografias de livre acesso e alvo de estudo por parte dos cientistas de todo o mundo. O uso desta ferramenta, numa lógica de envolvimento comunitário/cidadania ativa, permitirá aos turistas valorizar os recursos naturais regionais e, em simultâneo, usufruir de atividades de aprendizagem ao ar livre", refere.

"A plataforma Biodiversity4all está já a ser utilizada por duas empresas regionais de turismo de natureza. Os seus representantes foram convidados a partilhar o seu testemunho sobre a importância dos insectos como atractivo turístico e a relevância desta aplicação em actividades de turismo da natureza e valorização do património natural", termina.