Madeira

Francisco Franco debate “35 Anos de Integração Europeia“

Fotos DR/ESFF Ver Galeria
Fotos DR/ESFF

As deputadas europeias, Cláudia Monteiro de Aguiar e Sara Cerdas, e a directora regional dos Assuntos Europeus, Fernanda Cardoso, marcam presença hoje, a partir das 15h15, na Sala de Sessões da Escola Secundária de Francisco Franco para debater os “35 anos de integração europeia”.

No evento será apresentado o Livro “35 anos de Integração – Portugal na UE”, editado pelo EuropeDirect Madeira, o qual contou, entre outros, com a participação, como co-autoras, das oradoras convidadas.

No final da sessão serão distribuídos a alguns alunos presentes e, aos professores colaborantes, os “Certificados EPAS”, confirmando a sua participação, no ano lectivo transacto, como Embaixadores do “Programa Escola Embaixadora do Parlamento Europeu”.

No átrio da ESFF volta a estar patente a exposição de pinturas “35 anos de Adesão de Portugal à atual União Europeia: o que mudou?”, que constitui uma mostra de trabalhos originais dos alunos de Artes, da turma 12.º-14.ª do ano lectivo 2020/2021, orientados pelo Professor Nélio Cabral, trabalhos, esses, elaborados sob o alto patrocínio do EuropeDirect Madeira, em uma parceria que, no presente ano lectivo, contam poder continuar.

Pedido feito há 44 anos, adesão levou o seu tempo

O processo de cooperação europeia portuguesa começou muito antes de 1986.

Foi, na apoteose da Democracia o marco do seu início formal - em Março de 1977 com a apresentação do pedido de adesão -  culminando, no entanto, com a data de entrada na então CEE, 1 de Janeiro de 1986, a qual vincou o “regresso” de Portugal a essa Europa a que sempre pertenceu.

"O processo de construção europeia não tem sido fácil, digamos que o movimento de integração europeia foi e continua a ser o precursor de outras integrações. Com mais ou menos aprofundamentos", salienta a nota da ESFF.

"Atravessamos neste momento um contexto desafiador nos domínios da saúde; de aumento do custo dos fatores de produção: carências de abastecimento de matérias-primas e incremento dos custos energéticos; de pressões migratórias; de relações algo 'nebulosas' de repartição de poderes entre os níveis nacional e europeu", acrescenta. "Contar a História e explicar os seus fundamentos é importante, mas, não chega. É preciso reflectir!".

Nesse sentido, os projectos europeus Francisco Franco, em particular o Programa EPAS - Escola Embaixadora do Parlamento Europeu estabeleceram, este ano, com o EuropeDirect Madeira uma parceria para assinalar “35 anos de Portugal na Europa”, que culmina, ao finalizar 2021, com esta conferência, na tarde de hoje, na qual as oradoras convidadas vão debater este percurso europeu, apresentando a sua visão sobre as dinâmicas, os riscos e as conquistas de um permanente processo de construção.