Os ministros deviam dar o exemplo

O Expresso de 27.11.2021, traz uma fotografia de vários automóveis - nossos, de Estado - ao serviço de membros do Governo, bem estacionados em lugares “para deficientes”, isto, numa reunião de Conselho de Ministros na Ajuda.

Este , é o retrato representativo do Estatuto de Poder, que permite que membros do actual Governo, que por certo não serão, tantos, tão fisicamente deficientes - não se nota - estacionem horas em total transgressão. E a obstaculizar um lugar que poderia ser para um verdadeiro “deficiente”. E nada de nada lhes sucede. A não ser e muito bem, serem pela negativa, notícia fotográfica no Expresso.

Tal como membros do Governo do anterior PM, no Porto, pararem as nossas viaturas ao seu dispor, com motorista à disposição na placa da Casa da Música, em cima da porta de entrada. Algo totalmente proibido e incómodo para o comum dos cidadãos.

Esta cultura de se mostrarem importantes, com viaturas muito recentes , muito lavadas, e poderem estacionar e circular onde lhes é proibido, por terem “ poder”, são as reminiscências do Estado Novo, e de não saberem “ser” de outra forma positivamente diferentes.

Têm o “uso” de uma automóvel - do Estado -, com o qual são superiores a todos nós, só e só, por não terem que respeitar o que nós temos.

É tão pouco. Nada dignificante, um “exemplo, exemplar” para todos nós.

E fica a pergunta, que não pode ter resposta. Os próprios não têm vergonha disto?

A. Küttner