Novo hospital: PS só quer dar 30% em vez dos 50%

As escavações para a construção do novo hospital arrancaram há muito. E na quinta-feira o Governo Regional aprovou o lançamento da segunda fase da obra, que corresponde à edificação das estruturas do novo hospital.

Tudo isto avançou sem uma clarificação quanto ao financiamento do Estado. Há muito que o Governo socialista se compromete de boca com o financiamento em 50%, mas incluindo pelo meio o valor patrimonial no Nélio Mendonça e dos Marmeleiros, abatendo-o nos falados 50%, reduzindo, na prática, a ajuda do Estado a cerca de 30%.

E nem me alongo quanto à legitimidade em fazê-lo, que é NENHUMA.

Mas, mais interessante, depois do novo hospital estar há meses a avançar por iniciativa do Governo Regional, na sexta-feira, os deputados do PS Madeira na Assembleia da República vêm dizer que toda a bancada socialista irá votar a favor do financiamento em 50% da construção e aquisição de equipamentos para o novo hospital…

O PS ainda anda às voltas do financiamento e já o Governo Regional tem a obra no terreno.

Em que pé estaria a construção do novo hospital se estivéssemos à espera do PS e do Governo socialista?

Para o PS, umas vezes tudo está resolvido (bem sabemos que não está), e outras o financiamento ainda anda em votações, que é como quem diz, ainda está por decidir.

O que vale é que o Governo Regional não fica à espera, nem se deixa amarrar por aqueles que nos querem entalar.

Inácio Silva