Madeira

Halloween e Pão-por-Deus foram motivo de festa nos bairros sociais da IHM

None Ver Galeria

A Investimentos Habitacionais da Madeira (IHM) celebrou, nos passados dias 28 e 29 de Outubro, o ‘Halloween’ e o Pão-por-Deus nos polos comunitários da Nazaré, Santa Luzia, Ribeira Grande, Comandante Camacho de Freitas (Funchal), Ribeiro Real (Câmara de Lobos) e Torre (Machico), a que se juntou o projeto 'Renascer@Nogueira+ E8G', em Santa Cruz.

Ao todo, foram cerca de 160 utentes, entre adultos e crianças, envolvidos nestas iniciativas que tiveram como principais objectivos transmitir costumes e reviver tradições, através da confraternização entre os moradores dos conjuntos habitacionais sob gestão da IHM, estimulando o desenvolvimento de competências criativas, através da confecção de adereços alusivos a esta época festiva.

Entre bailes, lanches e almoços-convívio sob a temática da tradição anglo-saxónica conhecida por ‘Dia das Bruxas’ houve também espaço para uma das mais enraizadas tradições portuguesas, como é o Pão-por-Deus, com a decoração dos sacos e posterior distribuição pelos utentes, bem como com a leitura de versos alusivos a esta celebração.

Atendendo ao contexto pandémico, os eventos foram readaptados às medidas de prevenção e mitigação da covid-19, estando o limite de utentes restringido à lotação máxima de cada um dos espaços.

De referir também que estas iniciativas tiveram como parceiros a Junta de Freguesia de Santa Luzia, a Associação Casa do Voluntário, a Junta de Freguesia de Santo António, a ASA - Associação para o Desenvolvimento de Santo António e a Associação Reinventa.