Mundo

Irão espera "para breve" reinício das negociações

None

O Irão espera um reinício "para breve" das negociações sobre o acordo nuclear iraniano, suspensas desde junho, indicou hoje o seu chefe da diplomacia após um encontro com o homólogo russo em Moscovo.

"Acentuei o facto de que finalizamos atualmente as nossas consultas sobre esse assunto, e que muito proximamente relançaremos as negociações em Viena", disse Hossein Amir-Abdollahian.

O seu homólogo Serguei Lavrov assegurou que o Irão está "preparado" e que "a comunidade internacional [espera] dos Estados Unidos o seu regresso à legalidade do acordo sobre o nuclear e a anulação das restrições ilegais que atingem" a República islâmica.

Em Teerão, o porta-voz da Comissão da Segurança Nacional e Política Externa do parlamento anunciou hoje que "as negociações sobre o nuclear [vão iniciar-se] nos próximos dias".

Citado pela agência noticiosa Tasmin, Mahmoud Abbaszadeh Meshkini afirmou que "as mensagens e os sinais enviados pelos ocidentais demonstram que vai iniciar-se um novo ciclo de conversações".

Acrescentou ainda que as negociações serão conduzidas "pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros ou pelo Conselho supremo da segurança nacional", a mais alta instância do país.

Previamente, o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo tinha indicado que Lavrov contactou com o seu homólogo norte-americano, Antony Blinken, e que abordaram a questão do reinício das negociações.

As conversações estão interrompidas desde a eleição em junho do novo Presidente iraniano. Teerão assegurou regularmente que pretendia retomar o diálogo, mas sem fixar uma data.

O acordo assinado em 2015, designado Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA, assinado entre Teerão e os EUA, Reino Unido, França, China, Rússia e ainda Alemanha) garantia ao Irão uma suavização das sanções ocidentais em troca de um controlo estrito do seu programa nuclear, sob supervisão de inspetores da agência das Nações Unidas.

Em represália pela retirada unilateral dos Estados Unidos do JCPOA, em 2018, e pela nova imposição de severas sanções pela administração do então Presidente Donald Trump, o Irão abandonou a maioria dos seus compromissos.

Após a sua eleição, o Presidente dos EUA, Joe Biden, que sucedeu a Donald Trump, afirmou pretender o regresso de Washington ao acordo, enquanto prosseguiram novas negociações para tentar retomar esta iniciativa.