Madeira

Museu da Baleia revelou plano das actividades educativas para 2021/2022

None

O Museu da Baleia da Madeira – Município de Machico apresentou, ontem, o plano das actividades educativas para o ano lectivo 2021/2022.

Segundo nota de imprensa enviada,  à semelhança do que aconteceu nos anos anteriores, o programa procura complementar o currículo escolar do sistema educativo regional. Neste sentido, explicam, "as actividades potenciam a relação do Museu da Baleia com a comunidade educativa, alertando para a importância da conservação do património cultural, através da exploração do acervo museológico, promovendo a aprendizagem na área das ciências, no geral, e em particular, dos cetáceos e do meio marinho. "

Ao longo do corrente ano lectivo, o Museu da Baleia, nas actividades em apreço, promete abordar novos conteúdos, privilegiando e acentuando a componente prática. "Este programa disponibiliza, entre outras actividades, visitas de estudo, diferenciadas por ano de escolaridade, desde o pré-escolar até ao secundário, idas às escolas com acções que englobam palestras e actividades experimentais, exploração pedagógica de contos encenados, ao nível do 1.º ciclo, acções ambientais de recolha de resíduos nas praias e noutros espaços e o projeto criativo BaleiArte, este ano com a temática EcOceano, associando-se à iniciativa Ano Europeu das Cidades Mais Verdes. Este projecto visa sensibilizar para a necessária preservação e expansão dos espaços verdes, dadas as suas repercussões nos ecossistemas marinhos", acrescentam. 

A apresentação de ontem foi precedida pela formalização de parcerias com cinco escolas do primeiro ciclo do Concelho de Machico, nomeadamente, EB1/PE e Creche do Caniçal, EB1/PE e Creche de Água de Pena, EB1/PE e Creche Eng. Luís Santos Costa, EB1/PE e Creche de Maroços e Santo António da Serra e Escola Sant’Ana – Externato.

O plano de actividades pode ser consultado através deste link