Mundo

Autópsia revela que jovem desaparecida e encontrada morta nos EUA foi estrangulada

None
Foto EPA

A causa da morte da jovem 'Gabby' Petito, desaparecida quando viajava pelos Estados Unidos e encontrada morta em setembro, foi estrangulamento, revelou o resultado da autópsia, aumentando as suspeitas sobre o seu namorado, que, entretanto, também desapareceu.

"A causa da morte foi estrangulamento e tratou-se de um homicídio", garantiu na terça-feira o médico legista Brent Blue, do condado de Teton, no estado de Wyoming, onde o corpo da jovem de 22 anos foi encontrado, em 19 de setembro.

Gabrielle 'Gabby' Petito foi morta "três a quatro semanas antes de o seu corpo ser encontrado", perto do Parque Nacional Grand Teton, afirmou o médico sem acrescentar outros pormenores revelados pela autópsia.

A jovem desapareceu quando viajava com o namorado, Brian Laundrie, tendo os dois partido em julho numa carrinha convertida para visitar os parques nacionais no oeste dos Estados Unidos.

A polícia disse que Laundrie estava sozinho quando conduziu a carrinha de regresso a casa dos seus pais em North Port, Florida, em 01 de setembro.

A família de Petito deu a jovem como desaparecida em 11 de setembro, na polícia do condado de Suffolk, Nova Iorque.

Laundrie, 23 anos, foi identificado como "pessoa de interesse" no caso. Foi visto pela última vez no dia 07 de setembro por familiares na Florida.

Na altura, a polícia explicou que Brian era considerado uma pessoa de interesse no desaparecimento de Gabby, mas não estava a ser procurado por crime, acrescentando que a investigação tinha passado a ser um caso de "múltiplas pessoas desaparecidas".

O jovem era, no entanto, procurado também por uso fraudulento do cartão bancário da sua namorada.

O desaparecimento da jovem provocou grande comoção sobretudo entre os utilizadores das redes sociais de internet, até porque 'Gabby' publicava frequentemente fotografias da viagem que o casal estava a fazer.

Muitos cibernautas mobilizaram-se, logo em setembro para encontrar a jovem e chamaram a atenção dos meios de comunicação social, tornando o assunto cada vez mais público.

Um vídeo entretanto divulgado pela polícia em Moab, uma pequena cidade de Utah, aumentou as suspeitas relativamente ao namorado, já que Gabrielle Petito aparece a chorar dentro de um carro pouco antes de a polícia ser chamada a intervir devido a uma discussão violenta entre o casal.

"Ela, às vezes, fica enervada", explicou Brian Laundrie aos polícias, referindo que os dois tinham tido uma zanga e que ela lhe tinha batido com o telefone.

O último contacto direto de 'Gabby' Petito com a sua família aconteceu em 21 de agosto, segundo o seu pai, tendo a mãe acrescentado que recebeu uma mensagem telefónica de texto em 30 de agosto, mas não tinha a certeza se fora escrita pela filha.

Após a denúncia do desaparecimento da namorada, Brian Laundrie recusou-se sistematicamente a responder às perguntas da polícia de North Port, tendo, pouco depois,