Madeira

Antigo Centro de Saúde de Câmara de Lobos será sede de várias instituições do concelho

Investimento ronda os 700 mil euros

None

O executivo da Câmara Municipal de Câmara de Lobos visitou esta terça-feira, 12 de Outubro, as obras de requalificação do antigo Centro de Saúde do concelho.

A  infra-estrutura cedida pelo Governo Regional à autarquia a título precário, pelo período de 30 anos, dará lugar a uma sede de várias instituições do concelho. A reabilitação do espaço representa um investimento municipal na ordem dos 700 mil euros.

Uma vez reabilitado, o espaço será a nova casa de várias instituições do concelho, nomeadamente, Junta de Freguesia, Casa do Povo, Universidade Sénior, Centro Local da Universidade Aberta e AIG- Associação Insular de Geografia. A obra vem dar resposta ao problema de falta de espaço ou de falta de condições das actuais sedes das instituições referidas.

O antigo centro de saúde encerrou em marco de 2017 com a abertura da nova unidade de saúde do concelho, localizada na avenida da Nova Cidade, que veio melhorar as condições de atendimento e de prestação de cuidados de saúde a mais de 20 mil utentes.

Durante a visita às obras em curso, o presidente da autarquia, Pedro Coelho, destacou o desejo de "uma cidade viva, com pessoas".

Sei que existia interesse por parte de privados em instalar aqui uma unidade hoteleira, o que revela bem a atractividade do nosso concelho para este tipo de investimentos, no entanto sempre consideramos que este espaço devia ser devolvido aos Câmara-lobenses e o Governo Regional, sensível às necessidades da população, também assim o entendeu.

Segundo o autarca, “foi desta sinergia que surgiu a possibilidade de a autarquia proceder à recuperação funcional deste emblemático prédio de modo a instalar um conjunto de serviços públicos quer de natureza local". 

O projecto foi realizada pelos técnicos da autarquia e prevê a recuperação do equipamento, tendo em conta a preservação da  traça arquitectónica do conjunto edificado, representativa da arquitectura Modernista em Portugal, pelo seu valor, histórico, patrimonial e arquitectónico.