5 Sentidos

Galeria do Porto recebe exposição de Rafaela Rodrigues inspirada na Madeira

Ilustradora residente no arquipélago inspirou-se nas profissionais tradicionais "em vias de extinção"

None

A ilustradora Rafaela Rodrigues estreia este sábado, 16 de Outubro, uma exposição individual no Ó! Galeria na cidade do Porto.

A mostra intitulada 'A Bordadeira' representa uma inspiração nas profissões tradicionais da Madeira, "quase em vias de extinção", e ainda a influência familiar no trabalho da artista. 

Rafaela Rodrigues nasceu no Brasil, viveu na ilha da Madeira desde a sua infância, passando por Lisboa e regressando à Região, onde actualmente trabalha e reside.

A exposição abre portas pelas 16h30 e estará patente até 4 de Novembro no Ó! Galeria, sendo que resulta dos trabalhos originais de Rafaela Rodrigues para o livro também intitulado 'A Bordadeira', editado pela Cadmus. 

Comecei a trabalhar neste livro com a ajuda da minha tia que partilhou comigo desenhos em folhas de papel vegetal picotado, bordados e objectos como dedais e uma tesoura, da marca funil, que lhe foi deixada pela avó Julieta que também foi Bordadeira. Depois, comecei a reunir desenhos e material de outras bordadeiras que me receberam muito bem nas suas casas e partilharam histórias emocionantes sobre a sua vida e me mostraram os seus trabalhos. Este livro é uma carta de amor a todas as mulheres que dedicaram ou dedicam a sua vida a este ofício. É também uma homenagem a estas mulheres talentosas, profissionais, mães, donas de casa, trabalhadoras. Responsáveis por manter a família unida, vestida e alimentada. Que persistiram e que são uma inspiração e um exemplo de força. Rafaela Rodrigues