Madeira

Empresas registadas na Madeira pouparam mais de 100 milhões em benefícios fiscais

None

Os números não deixam margem para enganos. Há cerca de nove centenas de entidades registadas na Madeira, a maioria empresas inscritas na Zona Franca, que em 2020 pouparam pelo menos 100 milhões de euros em isenções e reduções fiscais previstas na legislação nacional.

Em causa estão poupanças em IRC, IMI, IMT, Imposto de Selo, derrama ou em impostos do tabaco e das bebidas alcoólicas. Quase 80% das poupanças estão relacionadas com o imposto sobre os lucros das empresas (IRC).

Curiosamente, as duas maiores contempladas fecharam no ano passado, ainda que tenham beneficiado de 25 milhões. São duas empresas detidas pelo grupo brasileiro Alfa, que foram encerradas no ano passado após despacho do Governo Regional que revogou a autorização de actividade ao abrigo do regime da Zona Franca. Mas há mais na lista de grandes beneficiários. O jornalista Miguel Fernandes Luís diz-lhe quais são na página 9 da edição do DIÁRIO desta quinta-feira.

A foto de uma manequim a desfilar por entre o público ilustra a chamada de capa do ‘Madeira Flower Collection’ que põe a Festa da Flor na moda. 16 estilistas e marcas preparam-se para dar a conhecer as suas colecções na terceira edição do evento organizado pela Associação de Jovens Empresários Madeirenses (AJEM), uma iniciativa que acontece a 16 e 17 de Outubro, na Quinta Magnólia. Francisca Inácio, João Pedro, Sandra Vieira, André Pereira, Valentina ou Hugo Santos são apenas alguns dos nomes da moda regional que vão fazer desfilar as suas criações. Fique a par de todos os detalhes lendo a notícia da jornalista Sandra S. Gonçalves, na página 23.

Nos Casos do Dia de hoje, a jornalista Andreína Ferreira conta-lhe como um indivíduo de máscara e encapuzado tentou assaltar um espaço comercial no Pico do Barcelos. Embateu com o carro na mostra para assaltar a loja, mas nem assim conseguiu os seus intentos. Na página 8 do DIÁRIO de hoje encontra o relato dos factos, bem como outras notícias que marcaram o dia de ontem.

E numa altura em que se aproxima o Dia Mundial da Saúde Mental, na Madeira, a AFARAM corre o risco de fechar portas se não tiver apoios e novas instalações. A Associação de Familiares e Amigos do Doente Mental da Região Autónoma da Madeira lança o alerta ao Governo Regional, depois de já ter batido à porta da Assembleia Legislativa Regional. A jornalista Marianna Pacífico falou com Catarina Bacanhim, presidente da associação, que revelou que a mesma se encontra numa “situação financeira grave”. Leia mais na página 5.

Sobre a pandemia, a jornalista Ana Luísa Correia aborda a questão dos contactos de alto risco. Na sequência da publicação de uma circular normativa sobre o assunto por parte da Direcção-Geral da Saúde, a Madeira adaptou as novas regras. Desta forma, todas as pessoas que não estejam com o processo de vacinação contra a covid-19 completo passam a ser consideradas contactos de alto risco após exposição elevada com um caso confirmado de infecção por SARS-CoV-2. Mas há mais situações que podem levar uma pessoa a ter de fazer um teste PCR e a cumprir isolamento profilático entre 10 e 14 dias. Na página 10 poderá ficar a par destas alterações, além de ficar a saber quantos casos de covid-19 a Madeira registou no dia de ontem.

Estas e outras notícias podem ser lidas na íntegra na nossa Edição Impressa, conhecendo desenvolvimentos jornada informativa que agora se inicia no dnoticias.pt ou através da Radio TSF-Madeira. Fique sempre a par do que se passa na Região, no País e no Mundo, siga o DIÁRIO nas redes sociais. Bom dia e boas leituras!