Festa da Flor e do Vinho Madeira

Albuquerque confiante numa boa Festa da Flor “fora da época"

Presidente do Governo desvaloriza o facto de este ser um certame menos florido

None

Depois do Verão que “correu bem”, este mês de Outubro “as perspectivas são boas” para o turismo, diz o presidente do Governo Regional que destaca a “taxa de ocupação de 62%” e também “o tempo que está a ajudar para realizarmos uma festa da flor fora da época”, manifestou este final de tarde na Placa Central da Avenida Arriaga, no Funchal.

Ainda assim rejeita que esta Festa da Flor no Outono possa ser vista como contra-natura. “Contra-natura não, porque nós temos um clima sub-tropical, portanto temos flores todo o ano”, alegou, apesar de ser notório a existência de menos flores do que era habitual neste certame… na Primavera.

Já depois de ter visitado o pavilhão da Flor, Miguel Albuquerque classificou de “óptimo” a decoração do pavilhão, ao destacar que “a exposição de flores está muito atractiva e muito bonita”.

Com muitos turistas a passear no centro da cidade e com o bom tempo a convidar a andar ao ar livre, antevê que no domingo “o cortejo vai correr bem”.

Cortejo que vai funcionar como teste para a possibilidade de ainda este mês o Governo Regional avançar com novas medidas de alívio nas restrições ainda em vigor.

Albuquerque está confiante no sucesso do evento, também no que à questão epidemiológica diz respeito, porque “os madeirenses sabem se comportar. São pessoas inteligentes e têm tido sempre um comportamento exemplar ao longo da pandemia”, sublinhou. Mas também alertou que “é preciso alguma precaução. Vai ter muita gente, mas acho que vai correr bem”, insistiu.

E se correr bem, o fim do recolher obrigatório e da limitação de horários será o próximo passo a dar.

“Depois [da Festa da Flor] vamos fazer a avaliação no sentido de ver quais que vamos aliviar ao longo das próximas semanas”. Se tudo correr conforme espera, deixará de haver recolher obrigatório e limitação nos horários de funcionamento serão “algumas das medidas a abolir”. Mas não se compromete que na próxima fase inclua a reabertura das discotecas. “As discotecas vamos ver depois”, respondeu.

Já a recomendação para o uso de máscara “vai-se manter” por entender que com a aproximação do Inverno é também “uma forma de prevenção da gripe”.