None
Desporto

Vai começar mais um Mundial de Ralis

WRC passa por Portugal

O Mundial de ralis (WRC) arranca esta quinta-feira, em Monte Carlo, à 'porta fechada', com a primeira de 12 provas de um calendário reformulado devido à pandemia de covid-19, que adiou a reforma do campeão Sébastien Ogier (Toyota).

O piloto francês tinha previsto acabar a carreira no final de 2020, mas a pandemia levou-o a adiar o 'adeus' por um ano.

Adiada foi, também, a introdução de novas regras técnicas e de carros híbridos, que só deverão chegar em 2022, devido à limitação de realização de testes imposta pela covid-19.

Assim, menos de dois meses depois de Ogier festejar o sétimo título da carreira, o campeonato regressa, mas sem público nas estradas, à semelhança do que aconteceu no final da temporada anterior, com um calendário de 12 jornadas, onde se destaca o regresso de Portugal (21 a 23 de maio), depois do cancelamento de 2020, e das entradas do rali do Ártico (Finlândia), do rali de Ypres (Bélgica) e da Croácia.

Nesta primeira prova, montada a partir de Gap, terra natal de Ogier, os pilotos enfrentam das mais difíceis condições, com gelo e neve.

"Este ano será diferente do normal. Sempre tive um apoio massivo, mas, mesmo se os adeptos não estarão na berma da estrada, vão dar-me o seu apoio pela televisão e nós tentaremos fazê-los felizes", disse Ogier, que em 2021 tem um novo diretor.

O antigo piloto finlandês Jari-Matti Latvala substituiu o compatriota Tommi Makkinen à frente da equipa, que manteve Ogier, o britânico Elfyn Evans e o finlandês Kalle Rovanpera, além do japonês Takamoto Katsuta.

Ogier também revela estar "mais preparado, depois de ter feito alguns ralis com o Yaris WRC", o que lhe transmite "mais confiança".

A maior ameaça deverá chegar, mais uma vez, da Hyundai, equipa campeã de construtores, que em 2021 deixa de contar com a ajuda do francês Sébastien Loeb, o recordista de títulos mundiais, com nove, conquistados consecutivamente de 2004 a 2012.

O anterior campeão, o estónio Ott Tanäk, e o belga Thierry Neuville são os pilotos principais, com o terceiro carro a ser dividido pelo espanhol Dani Sordo e o irlandês Craig Breen.

Neville surpreendeu ao anunciar, na sexta-feira, a menos de uma semana do início do campeonato, a mudança de navegador, com o belga Nicolas Gilsoul a ser substituído pelo compatriota Martijn Wydaeghe, pelo menos na primeira prova da época.

"Vamos ver se será ele a ficar no carro depois. É novo e motivado", frisou.

Já Tanäk, espera esquecer a temporada de 2020, em que perdeu o título.

"Monte Carlo é sempre um desafio, talvez o maior da temporada. É a primeira prova da época e é onde estamos mais nervosos", admitiu.

A Hyundai contratou ainda a promessa norueguesa Oliver Solberg, filho do antigo campeão mundial Peter Solberg (2003), que correrá na classe WRC2 este ano, devendo subir à competição principal em 2022.

Na Ford, mantém-se o britânico Gus Greensmith e o finlandês Teemu Suninen, tendo entrado o francês Adrien Fourmoux, que substitui o finlandês Esappeka Lappi.

Portugal está no mapa

Calendário do Campeonato do Mundo de Ralis de 2021, com 12 provas, incluindo o rali de Portugal:

1. 21 a 24 jan: Rali de Monte Carlo (asfalto/neve).

2. 26 a 28 fev: Rali do Ártico (norte da Finlândia) (neve/gelo).

3. 22 a 25 abr: Rali da Croácia (asfalto)

4. 20 a 23 mai: Rali de Portugal (terra).

5. 03 a 06 jun: Rali da Sardenha - Itália (terra).

6. 24 a 27 jun: Rali do Quénia (terra).

7. 15 a 18 jul: Rali da Estónia (terra).

8. 29 jul a 01 ago: Rali da Finlândia (terra).

9. 13 a 15 ago: Rali da Bélgica (asfalto)

10. 09 a 12 set: Rali do Chile (terra).

11. 14 a 17 out: Rali da Catalunha - Espanha (asfalto).

12. 11 a 14 nov: Rali do Japão (terra).

Historial do Mundial

Ano                  Piloto                      Carro

2020 Sébastien Ogier (Fra) Toyota Yaris

2019 Ott Tänak (Est) Toyota Yaris

2018 Sébastien Ogier (Fra) Ford Fiesta

2017 Sébastien Ogier (Fra) Ford Fiesta

2016 Sébastien Ogier (Fra) Volkswagen Polo-R

2015 Sébastien Ogier (Fra) Volkswagen Polo-R

2014 Sébastien Ogier (Fra) Volkswagen Polo-R

2013 Sébastien Ogier (Fra) Volkswagen Polo-R

2012 Sébastien Loeb (Fra) Citroen DS3

2011 Sébastien Loeb (Fra) Citroen DS3

2010 Sébastien Loeb (Fra) Citroen C4

2009 Sébastien Loeb (Fra) Citroen C4

2008 Sébastien Loeb (Fra) Citroen C4

2007 Sébastien Loeb (Fra) Citroen C4

2006 Sébastien Loeb (Fra) Citroen Xsara

2005 Sébastien Loeb (Fra) Citroen Xsara

2004 Sébastien Loeb (Fra) Citroen Xsara

2003 Petter Solberg (Nor) Subaru Impreza

2002 Marcus Grönholm (Fin) Peugeot 206

2001 Richard Burns (GB) Subaru Impreza

2000 Marcus Grönholm (Fin) Peugeot 206

1999 Tommi Makinen (Fin) Mitsubishi Lancer Evo V

1998 Tommi Makinen (Fin) Mitsubishi Lancer Evo V

1997 Tommi Makinen (Fin) Mitsubishi Lancer Evo IV

1996 Tommi Makinen (Fin) Mitsubishi Lancer Evo III

1995 Colin McRae (GB) Subaru Impreza

1994 Didier Auriol (Fra) Toyota Celica Turbo 4WD

1993 Juha Kakkunen (Fin) Toyota Celica Turbo 4WD

1992 Carlos Sainz (Esp) Toyota Celica Turbo 4WD

1991 Juha Kankkunen (Fin) Lancia Delta Integrale

1990 Carlos Sainz (Esp) Toyota Celica GT4

1989 Massimo Biasion (Ita) Lancia Delta Integrale

1988 Massimo Biasion (Ita) Lancia Delta HF 4WD / Lancia Delta Integrale

1987 Juha Kankkunen (Fin) Lancia Delta HF 4WD

1986 Juha Kankkunen (Fin) Peugeot 205 Turbo 16 / Peugeot 205 Turbo 16 E2

1985 Timo Salonen (Fin) Peugeot 205 Turbo 16 E2

1984 Stig Blomqvist (Sue) Audi Quattro / Audi Quattro Sport

1983 Hannu Mikkola (Fin) Audi Quattro

1982 Walter Rohrl (Ale) Opel Ascona 400

1981 Ari Vatanen (Fin) Ford Escort RS

1980 Walter Rohrl (Ale) Fiat 131 Abarth

1979 Bjorn Waldegard (Sue) Ford Escort RS / Mercedes 450 SLC 5.0

- Taça FIA:

1978 Markku Alén (Fin) Fiat 131 Abarth

1977 Sandro Munari (Ita) Lancia Stratos

'Ranking' dos vencedores:

1. Sébastien Loeb (Fra) 9 títulos (2004, 2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012)

2. Sébastien Ogier (Fra) 7 (2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2020)

3. Juha Kankkunen (Fin) 4 (1986, 1987, 1991, 1993)

Tommi Mäkinen (Fin) 4 (1996, 1997, 1998, 1999)

5. Walter Röhrl (Ale) 2 (1980, 1982)

Massimo Biasion (Ita) 2 (1988, 1989)

Carlos Sainz (Esp) 2 (1990, 1992)

Marcus Grönholm (Fin) 2 (2000, 2002)

9. Sandro Munari (Ita) 1 (1977)

Markku Alén (Fin) 1 (1978)

Björn Waldegard (Sue) 1 (1979)

Ari Vatanen (Fin) 1 (1981)

Hannu Mikkola (Fin) 1 (1983)

Stig Blomqvist (Sue) 1 (1984)

Timo Salonen (Fin) 1 (1985)

Didier Auriol (Fra) 1 (1994)

Colin McRae (GB) 1 (1995)

Richard Burns (GB) 1 (2001)

Petter Solberg (Nor) 1 (2003)

Ott Tänak (Est) 1 (2019)

Fechar Menu