País

Saiba o que é notícia hoje

None
Foto Lusa

O primeiro-ministro, António Costa, e a presidente da Comissão Europeia, a alemã Ursula Von der Leyen, reúnem-se hoje no Palácio de São Bento, Lisboa, tendo depois um jantar de trabalho.

Nesse jantar de trabalho, estarão em análise os temas da atualidade na União Europeia, com particular destaque para o combate à covid-19, mas também a preparação da presidência portuguesa, que começa em 01 de Janeiro do próximo ano.

Na primeira visita de Von der Leyen a Lisboa, está prevista a apresentação, terça-feira, dos planos de recuperação português e da União Europeia, na Fundação Champalimaud.

Fonte do Governo disse à agência Lusa que ainda antes desta sessão o primeiro-ministro e a presidente da Comissão Europeia farão uma visita ao Instituto Ricardo Jorge, valência que tem estado na primeira linha do combate à covid-19.

Durante a sua presença em Portugal, Ursula von der Leyen participa ainda na terça-feira, a convite do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na reunião do Conselho de Estado.

O Conselho de Estado debaterá a situação e o futuro da Europa e está marcado para o Palácio da Cidadela de Cascais, distrito de Lisboa.

A vacina da gripe está disponível a partir de hoje e a população prioritária na vacinação serão os residentes em lares de idosos e grávidas, segundo a Direcção-Geral da Saúde.

Campanha de vacinação contra a gripe arranca hoje nos centros de saúde e lares

Neste ano, devido à Covid 19, a vacinação contra a gripe começa mais cedo

Élvio Passos , 28 Setembro 2020 - 08:00

A campanha de vacinação do Serviço Nacional de Saúde, que começa habitualmente em 15 de Outubro, este ano é antecipada numa primeira fase devido à pandemia, estando disponíveis 350 mil vacinas.

Na segunda fase, que começará em 19 de Outubro, estão incluídos outros grupos de risco: pessoas com 65 ou mais anos e pessoas com doenças crónicas.

Havendo a covid-19 "convém não ter outras infeções respiratórias que se possam confundir com covid e que obriguem a fazer um diagnóstico para ver se as pessoas têm covid ou têm gripe", referiu a diretora-geral da Saúde, Fraca Freitas.

Além das vacinas gratuitas para as pessoas incluídas nos grupos de risco, haverá vacinas à venda nas farmácias que podem ser compradas com receita médica e são comparticipadas, indicou.

No total, o SNS comprou este ano mais de dois milhões de vacinas da gripe a duas empresas diferentes, por concurso público, mas todas as vacinas são iguais.

Hoje, também é notícia:

CULTURA

A Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, a Biblioteca Nacional e a Imprensa Nacional Casa da Música assinam dois memorandos de entendimento, com o objetivo da promoção e divulgação da língua portuguesa.

O primeiro dos memorandos estabelece os princípios da cooperação entre as três entidades, enquanto o segundo, assinado também com a Rede de Livrarias Independentes, estabelece a criação de uma nova loja 'on-line' para venda de livros das livrarias associadas da rede, que será integrada na página 'online' da Imprensa Nacional.

A assinatura dos dois memorandos vai contar com a presença da ministra da Cultura, Graça Fonseca.

DESPORTO

O ciclista espanhol Gustavo Veloso (W52-FC Porto) vai partir para a primeira etapa em linha da edição especial da Volta a Portugal com a missão de defender a camisola amarela que conquistou no prólogo.

Um dia depois de Veloso, de 40 anos, ter vestido a primeira amarela em Fafe, os 98 ciclistas que compõem o mais pequeno pelotão dos últimos 36 anos têm pela frente 180 quilómetros entre Montalegre e o alto de Santa Luzia, em Viana do Castelo, naquela que é a tirada mais longa desta edição e que tem início marcado para as 13 horas.

Antes da chegada, coincidente com uma contagem de montanha de terceira categoria, os corredores vão encontrar uma meta volante em Salamonde (Vieira do Minho), aos 60,3 quilómetros, antes de rumarem à primeira contagem de montanha deste ano, uma terceira categoria instalada no alto de Covide (88,1).

Depois de passar duas metas volantes, a primeira em Vila Verde (115,9) e a segunda em Barroselas (146,5), o pelotão vai evitar o centro de Viana do Castelo, na aproximação aos quatro quilómetros da subida a Santa Luzia, que deverão fazer diferenças entre os favoritos. O final da primeira etapa está previsto para cerca das 17:30

Gustavo Veloso tem um segundo de vantagem sobre os portugueses Rafael Reis (Feirense) e Daniel Mestre (W52-FC Porto), respetivamente segundo e terceiro, com o vencedor de 2019, o 'dragão' João Rodrigues, na oitava posição, a oito segundos.

O Belenenses SAD procura juntar-se ao campeão FC Porto, ao Benfica e ao Santa Clara na liderança da I Liga portuguesa de futebol, ao receber o Famalicão no jogo de encerramento da segunda jornada da prova.

Depois do triunfo na ronda inaugural, no estádio do Vitória de Guimarães, por 1-0, os 'azuis' defrontam uma das sensações da época passada -- sexta classificada do campeonato anterior -, mas que se estreou na época 2019/20 com uma goleada sofrida em casa frente ao Benfica, por 5-1.

Caso se imponha neste jogo, o Belenenses SAD iguala um trio de equipas que mantêm um percurso 100% vitorioso na competição, composto por FC Porto, Benfica -- ocupantes habituais dos lugares de topo -- e Santa Clara.

Os campeões nacionais golearam no sábado no estádio do Boavista por 5-0, enquanto as 'águias' se impuseram no mesmo dia na receção ao Moreirense, por 2-0, e os açorianos venceram na sexta-feira no recinto do Sporting de Braga, por 1-0, na partida de abertura da jornada.

O Sporting apenas se estreou no campeonato no domingo, com uma vitória por 2-0 em Paços de Ferreira, uma vez que o encontro da primeira jornada, com o Gil Vicente, foi adiado após terem sido detetadas várias pessoas infetadas com covid-19 nos plantéis das duas equipas, entre as quais futebolistas e treinadores.

INTERNACIONAL

A nona ronda de negociações para um novo acordo de comércio entre o Reino Unido e a União Europeia começa hoje e decorre até 02 de Outubro, mas as duas partes apontam para a existência de divergências significativas.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, afirmou no início deste mês querer chegar a um acordo antes do Conselho Europeu de 15 de Outubro, para que seja possível entrar em vigor até ao final do ano, fim do período de transição pós-'Brexit'.

A União Europeia pediu esta semana aos britânicos que "parem com jogos" se ainda querem alcançar um acordo sobre as relações futuras, reiterando que é "totalmente inaceitável" a proposta de lei que revoga certos compromissos do Acordo de Saída.

O ministro dos Assuntos Europeus da Alemanha -- país que assegura a presidência rotativa do Conselho da UE neste segundo semestre -- assumiu que os 27 estão "desapontados com os resultados das negociações até ao momento", e designadamente com a recente proposta de lei polémica avançada pelo Governo de Boris Johnson que "viola princípios orientadores" do acordo de saída do Reino Unido do bloco europeu, celebrado entre as duas partes em 2019.

O Reino Unido saiu formalmente da UE em 31 de Janeiro, mas continua a beneficiar do acesso ao mercado único e união aduaneira até ao final do ano, no âmbito do período de transição previsto no Acordo de Saída.

LUSOFONIA, ÁFRICA E COMUNIDADES

A reunião informal do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) realiza-se, por videoconferência, à margem da 75.ª sessão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas.

O encontro é presidido por Luís Filipe Tavares, ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde, país que ocupa a presidência da CPLP.

A reunião, que este decorre neste formato devido à pandemia de covid-19, constitui uma oportunidade de diálogo entre os vários países da CPLP, sobre temas desta organização multilateral e da própria comunidade.

Entre outros assuntos que constam da agenda de trabalhos, o encontro virtual permitirá fazer um ponto da situação relativamente ao projeto de Acordo sobre a Mobilidade na CPLP.

Portugal é representado na reunião pela secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro.

PAÍS

Os enfermeiros estão em greve nos Açores para reivindicar a contagem integral do tempo de serviço para efeitos de progressão na carreira, dada a falta de um entendimento com o executivo regional sobre o número de anos a contabilizar.

A paralisação, hoje e terça-feira, foi convocada pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, que na sexta-feira enviou uma carta aberta aos açorianos em que pede desculpa antecipada e lamenta o recurso à greve em tempo de pandemia covid-19, defendendo que não restava outra alternativa.

Segundo o sindicato, cerca de 800 enfermeiros correm o risco de perder cinco anos de serviço para efeitos de progressão na carreira porque o executivo açoriano só admite contabilizar o tempo a partir de 2014 para quem teve valorizações salariais em 2013.

O sindicato reivindica, por outro lado, a contagem do tempo de serviço dos enfermeiros com contrato individual de trabalho, que só em 2019 assinaram um acordo coletivo de trabalho e que, por isso, só a partir dessa data verão o tempo contabilizado.

Desde 2007, os hospitais da região só admitem enfermeiros com contrato individual de trabalho, mas, pelas contas do sindicato, quem entrou nesse ano só em 2025, na melhor das hipóteses, subirá de posição remuneratória.

Fechar Menu