Madeira

Bombeiros Sapadores do Funchal recebem formação de salvamento pesado

None

Arrancou esta tarde, no Funchal, o curso de salvamento ultra pesado (heavy rescue) e de elevação de emergência que vai formar 24 bombeiros do Corpo de Sapadores do Funchal para situações de acidentes de elevada complexidade.

O arranque da formação contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal do Funchal que destacou uma intervenção “mais segura e apropriada” em termos de socorro por parte da corporação de bombeiros que passa a estar dotada de “melhores competências operacionais para situações de maiores dificuldades que envolvam veículos ou estruturas que possam estar a encarcerar sinistrados”.

Miguel Silva Gouveia recordou que a prioridade da Autarquia passa por “investir na segurança da população” e deu como exemplos esta formação realizada pela primeira vez na Região, e a aquisitção de equipamentos de desencarceramento pesado.

O autarca frisou a importância de investir na capacitação destes profissionais, tendo em conta a orografia do concelho e os eventos meteorológicos adversos que têm assolado o Funchal e a Região nas últimas décadas.

É também uma forma de “nos precavermos e salvaguardar vidas no caso de acidentes rodoviários mais complexos, tendo também em conta a quantidade de veículos e maquinaria pesada industrial, de transporte de cargas e de passageiros que circulam na nossa rede viária”, acrescentou o Presidente.

O curso está a decorrer no campo de treinos da Escola de Formação do Serviço Regional de Protecção Civil e contempla conteúdos programáticos que privilegiam a prática simulada em detrimento da transmissão de conceitos teóricos.

É ministrado por dois formadores especialistas neste tipo de formação, com vasta experiência formativa em ambientes ferroviário e rodoviário, levantamentos de emergência de cargas e de resolução de acidentes com maquinaria agrícola e industrial pesada.

Fechar Menu