Boa Vida

Festa do Rosário sem arraial mas com muita fé

A festa realiza-se a 3 e 4 de Outubro. Haverá transmissão em directo por drone da procissão.

None

A festa da Nossa Senhora do Rosário vai realizar-se nos próximos dias 3 e 4 de Outubro.

Ao contrário do habitual, este ano não haverá arraial devido à pandemia mas, segundo o pároco do Rosário, Luís Miguel Pedreiro, o essencial vai acontecer: a celebração em honra da padroeira.

Assim, como preparação para a festa, será realizado um dozenário (doze dias em honra da Nossa Senhora) “para reforçar a fé nestes tempos difíceis”. “Ao percorrermos os dias do dozenário será colocado num painel de fundo, com a Nossa Senhora em destaque, e estrelas de modo a que no dia da festa esteja coroada com as doze estrelas”, desvendou o padre.

Quanto à festa, inicia-se no dia 3 de Outubro, com o toque dos sinos e fogo ao meio-dia. Às 18h30 a igreja reabre para as celebrações e visita dos ‘romeiros’ e, às 20 horas, será rezado o terço.

Pelas 20h30 realiza-se a missa vespertina solene presidida pelo pároco Luís Miguel Pedreiro e pregada pelo padre Marco Augusto.

Já no dia seguinte a igreja abre às 8 horas, para a veneração da imagem da Nossa Senhora do Rosário, e, às 11 horas, será colocado o ouro à virgem.

Pelas 12 horas realiza-se a oração do Angelus e, às 13h, a missa seguida de procissão, às 14h15.

O padre do Rosário lembra que a igreja estará aberta até à 1h da madrugada do dia 3 (sábado) para 4 (domingo) e do dia 4 para o dia 5 até à meia-noite para quem quiser cumprir promessa e devoção à Nossa Senhora.

Refere ainda que as celebrações de 22 de Setembro a 4 de Outubro (dozenário) serão transmitidas em directo, através da internet pela página do Facebook da paróquia do Rosário em Full HD, novidade instalada na paróquia este ano com o intuito de chegar a todos, em especial aos emigrantes.

Luís Miguel Pedreiro adianta também que a casa de chá da igreja estará aberta com as tradicionais iguarias, respeitando todas as normas das autoridades de saúde. “Tendo em conta as orientações das autoridades de saúde será adoptado um plano de contingência que salvaguarda a assistência religiosa, em segurança, à comunidade desta paróquia e a todos os fiéis que se desloquem ao Rosário por ocasião da festa de 22 de Setembro a 4 de Outubro”, sublinhou, relembrando que é obrigatório o uso de máscara, desinfecção das mãos, comunhão na mão, respeitar os lugares marcados e a sinalética dentro da igreja e dora dela, cumprindo a etiqueta respiratória e o distanciamento físico.

De referir que na celebração estarão presentes as entidades locais e regionais e que haverá transmissão em directo por drone da procissão.

Fechar Menu