Madeira

Motoristas da Horários do Funchal ameaçam com nova greve de 24 horas

Sindicato Nacional dos Motoristas dá até segunda-feira para uma resposta favorável às suas pretensões

Foto DR
Foto DR

O plenário de motoristas da Horários do Funchal (HF), realizado esta tarde, poderá resultar numa greve de 24 horas em data a anunciar, caso as pretensões dos trabalhadores não seja atendidas pela empresa e pela tutela, a Secretaria Regional de Economia. Os trabalhadores querem que sejam repostos os horários de trabalho que foram alterados e que acabou por, nalguns casos, dificultar a vida familiar e pessoal dos mesmos que há décadas tinham os mesmo período de trabalho.

Segundo o responsável do Sindicato Nacional dos Motoristas (SNM), a empresa tem até à próxima segunda-feira, 21 de Setembro, para reverter a alteração de horários, caso contrário têm carta branca dos cerca de 145 motoristas que participaram hoje no plenário para avançar com um pré-aviso de greve de 24 horas, ainda com data a anunciar.

Manuel Oliveira salienta mesmo que se a actual administração não alterar a sua posição esta é uma decisão irreversível e que poderá colocar ainda mais em causa o serviço público de transporte, frisando mesmo que se estão esgotados que coloquem o lugar à disposição.

Não entendem os motoristas como pode a empresa cortar carreiras numa altura em que, por exemplo em Lisboa e no Porto, a opção é precisamente para reforço das operações para evitar maior aglomeração de passageiros nos autocarros. Desse modo, tem a HF e a Secretaria Regional de Economia cerca de cinco dias para recolocar os trabalhadores nas suas escalas, alguns com várias décadas no mesmo horário.

Fechar Menu