>
Madeira

Sindicato Nacional dos Motoristas denuncia "pressões" por parte da Horários do Funchal

Greve decretada para o próximo dia 30 de Julho "sem Serviços Mínimos", à excepção de serviço de Pessoas de Mobilidade reduzida

None
Foto Rui A. Silva/Aspress

Os motoristas da Horários do Funchal (HF) estarão em greve no próximo dia 30 de Julho, por 24 horas, uma vez que declinaram a proposta da Secretaria Regional da Economia (estrutura que tutela os transportes terrestres na Madeira), que previa novas regras no pagamento do subsídio de falhas e de agente único, conforme avançou o DIÁRIO a 9 de Julho.

Motoristas da 'Horários do Funchal' avançam para a greve

A proposta feita pela Secretaria Regional da Economia não foi aceite pelos trabalhadores. O Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários e Actividades Metalúrgicas da Região Autónoma da Madeira (STRAMM) confirma greve no dia 30 de Julho

Marco Livramento , 09 Julho 2020 - 14:57

Hoje, o Sindicato Nacional dos Motoristas (SNM) veio a público denunciar alegadas pressões que se têm feito sentir por parte da empresa de transportes.

"Foi denunciado ao SNM que os HF andavam a perguntar aos Motoristas se iam fazer greve. Nenhum trabalhador é obrigado a responder a uma pergunta destas. A empresa não tem nada a haver se o trabalhador adere ou não à greve marcada", refere o SNM em comunicado de imprensa e deixa o aviso:
"Caso a Empresa se 'lembre' de colocar outros Trabalhadores a fazerem o Trabalho de quem se encontra de Greve, o SNM denunciará de imediato esse facto às Autoridades Competentes".

Na mesma nota, o SNM esclarece ainda que "não existem Serviços Mínimos para a Greve decretada para o próximo dia 30 de Julho, para além daquele que se encontra previsto no Aviso-prévio de Greve que é o serviço de PMR (Pessoas de Mobilidade reduzida)", considerando "ilegal" o despacho proferido pelas Secretarias Regionais de Inclusão Social e Cidadania e da Secretaria Regional da Economia, "por violação do disposto na alínea b) do nº 4 do Artº 538º do Código do Trabalho".

"Tratando-se de empresa do sector empresarial do Estado, por tribunal arbitral, constituído nos termos de lei específica sobre arbitragem obrigatória” - Alínea b) do n.º 4 do Art.º 538º.
"É legitimo às partes poderem discordar, mas, salvo melhor opinião, ninguém tem o direito de cometer ilegalidades, a começar pelo próprio Estado. Caso a Empresa ameace, tente prejudicar ou prejudique algum Motorista, o SNM convocará de imediato um Plenário para que possamos agir em conformidade", sustenta o sindicato.

O SNM informa que lhe foi concedida autorização para fazer o Piquete de Greve junto da Estação dos HF, pelo que irá passar a noite (de 29) junto da entrada da Estação e apela à participação de todos os motoristas.

O SNM pede ainda "desculpa e a melhor compreensão a todos os utentes dos Horários do Funchal pelos incómodos que a Greve irá causar".

Fechar Menu