País

Herman José fala a sério em campanha de vacinação contra pneumonia pneumocócica

None

'Leva-me a Sério' é a mais recente campanha do MOVA – Movimento Doentes pela Vacinação, que visa sensibilizar para a prevenção da pneumonia pneumocócica. Uma doença grave, que apesar de ser prevenível através de vacinação, ainda é responsável pela morte de muitas pessoas por ano em Portugal. A campanha vai para o ar no dia 16 de Setembro e tem como protagonista Herman José. Desta vez, o humorista não está para graças.

"Para além da indiscutível popularidade e abrangência de Herman José", o convite ao humorista -  que diz ser “um orgulho aceitar dar o nome e a cara a uma causa tão nobre" -surgiu pela confiança por si suscitada, pela influência que tem junto dos portugueses, pela própria faixa etária a que pertence (faz parte de um dos principais grupos de risco, maiores de 65 anos de idade) mas, sobretudo, pelo impacto de termos alguém que nos faz, habitualmente, rir, a falar de temas sérios", explica o MOVA.

A campanha vai estar presente on-line e em TV, através de spots, banners, um survey e um microsite. Ao longo de cerca de dois meses, a população será impactada através de mensagens gerais, transversais a todos, e através de mensagens especiais, dedicadas a diferentes grupos de risco.

“É com enorme expectativa que lançamos mais uma campanha de sensibilização”, começa Isabel Saraiva, fundadora do MOVA.

“Estamos prestes a entrar na época percepcionada como a de maior incidência de gripe e pneumonia. Se a aposta na prevenção sempre foi fundamental, sobretudo entre os grupos de risco, perante o contexto actual é imperativo que possamos contribuir para a diminuição do recurso aos cuidados de saúde, através da prevenção de doenças pela vacinação”.

Em Portugal, dados recentes do Instituto Nacional de Estatística mostram que, em 2018, a pneumonia foi responsável pela morte de 16 pessoas por dia. Neste ano, a pneumonia causou por 5.1% de todas as mortes no nosso país.

Entre os indivíduos mais susceptíveis à pneumonia pneumocócica, estão as crianças de pouca idade e os idosos, e pessoas com doenças crónicas como diabetes, asma, DPOC, outras doenças respiratórias crónicas, doença cardíaca, doença hepática crónica, doentes oncológicos, portadores de VIH e doentes renais. 

Existe, desde Junho de 2015 uma norma da Direcção-Geral da Saúde que recomenda a vacinação antipneumocócica a todos os adultos pertencentes a grupos de risco. Um investimento na sua saúde, na prevenção de eventuais internamentos por pneumonia pneumocócica e na redução do número de mortes por esta causa.

Fechar Menu