>
Madeira

Há duas semanas consecutivas que as noites no Funchal são tropicais

O Porto Moniz cumpriu hoje uma semana sempre com a temperatura acima dos 20 graus Celsius

Funchal
Funchal, foto Orlando Drumond

Nos últimos 15 dias a temperatura do ar no Funchal/Lido manteve-se, mesmo durante a noite, sempre acima dos 20 graus Celsius. Há sete dias que o mesmo acontece no Porto Moniz.

É, para já, a maior série consecutiva de noites tropicais na Madeira este Verão. Tal verifica-se no Funchal, mais concretamente na zona do Lido – onde está localizada (a 35 metros de altitude) uma das estações meteorológicas automáticas do IPMA – onde desde o passado dia 6 de Julho, já lá vão duas semanas, a temperatura do ar tem-se mantido sempre acima dos 20 graus Celsius.

No dia 6 de Julho (segunda-feira) a temperatura mínima registada nesta estação foi de 20,1ºC. Desde então, até hoje, todos os registos da temperatura do ar mantiveram-se acima da barreira ‘tropical’, sendo que a noite mais quente foi a do passado dia 15 (quarta-feira), onde o valor extremo da temperatura mínima no Lido foram 21,9ºC.

Embora seja comum a ocorrência de noites tropicais no Arquipélago da Madeira nesta estação do ano, não é tão frequente tal ocorrer por períodos tão prolongados. Neste particular, merece também destaque a ‘quentinha’ Vila do Porto Moniz (estação colocada a 35 metros de altitude), que completou hoje, com 21,2ºC de mínima, uma semana consecutiva de noites tropicais – desde o dia 14 que também só regista temperaturas acima dos 20 graus.

Depois de vários dias de calor, inclusive durante a noite e nas zonas altas, esta segunda-feira confirma-se a prevista pequena descida de temperatura, mais significativa nas zonas montanhosas. Ainda assim, além do Funchal e do Porto Moniz, a madrugada tropical fez-se sentir também em Santa Cruz (21,1ºC de mínima), na Ponta do Sol (20,9ºC) e em Porto Santo (20,3ºC). Importa lembrar que nem todas as sedes de concelho estão dotadas de estação meteorológica, casos de Câmara de Lobos, Ribeira Brava, Calheta e Machico.

Fechar Menu