A volta às aulas e o risco aos avós

Sabemos que todos os cuidados e precauções estão sendo tomados pelos pais, professores e diretores escolares neste retorno à vida nas instituições educacionais. Acontece que, nenhum dos contaminados pelo Novo Coronavírus possui uma estrela na testa. Aliás, muitos dos sintomas são mascarados.

Criança gosta de correr, brincar, interagir, abraçar e falar muito próximo. Aliás, algumas falam bem baixinho no ouvido e, é aí que está um dos factos preocupantes que podem levar a Covid-19 para dentro das suas casas. Não que queiram ou desejam. Levarão involuntariamente.

E sabe que irá pagar o preço deste retorno às aulas?

Os avôs e as avós.

Isso mesmo. Aqueles que gostam de pegar as crianças no colo, contar história, fazer aquela festa.

Iremos chorar por muito tempo pelo retorno às escolas sem uma vacina, sem um medicamento eficaz. Iremos chorar pelos avôs e avós que perderão as suas vidas.

Mas, devemos culpar a quem por este retorno?

A vontade de nos livrarmos rapidamente das crianças em casa? A falta de paciência que nos acomete dia após dia com crianças a correr dentro de casa, pedindo isto e aquilo, não querendo comer direito e, mais que isso, querendo, a toda hora, ir brincar para a rua?

Criança gosta de liberdade. Criança precisa disto para crescer e se desenvolver.

A nós, adultos, cabe apenas a boa intenção de podermos educá-las o melhor possível para que em 20 ou 30 anos, tenhamos adultos felizes, menos depressivos e conscientes de seus deveres. Afinal, as crianças de hoje serão nossos líderes no amanhã.

Gregório José

Fechar Menu