Madeira

Secretário da Educação presente na abertura do 11.º Congresso de Educação Artística

Evento começa amanhã e termina na sexta-feira

None

O 11.º Congresso de Educação Artística realiza-se nos dias 2, 3 e 4 de Setembro com o intuito de promover momentos de reflexão para unir interessados na temática.

O Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, estará presente, amanhã, na sessão de abertura do 11.º Congresso de Educação Artística, que terá lugar, pelas 9h30, no auditório da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia, informou a respectiva secretaria.

Para a conferência de abertura, o congresso contará com a participação de Paulo Pires do Vale, o comissário escolhido pelo Governo da República para implementar no país o Plano Nacional das Artes, do qual o Conservatório fará parte a partir do próximo ano letivo. Professor universitário, mestre em filosofia, ensaísta e curador, Paulo Pires do Vale virá refletir em torno da temática ‘O que pode a arte? Reflexões sobre arte e educação’.

Carina Freitas será outra conferencista de destaque. "A médica pedopsiquiatra luso-canadiana, natural do Funchal, apaixonada pela medicina, as neurociências e a música, que apostou nas artes como poder terapêutico, apresentará uma comunicação na sessão plenária dedicada às emoções e dinamizará a oficina ‘Compreender a mente musical das crianças com autismo'".

Esta iniciativa do Governo Regional da Madeira, através da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, operacionalizada pelo Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, é uma forma de começar o ano lectivo com novas abordagens, novas experiências e motivação extra.

Com mais de 200 participantes, cerca de 40 oradores e 30 formadores, esta 11.ª edição do Congresso, dadas as contingências actuais excepcionais impostas pela Covid-19, "realizar-se-á num regime misto, em que serão aliadas as funcionalidades 'à distância' a momentos presenciais", informa nota da SRE.

O programa mais teórico, normalmente distribuído pela parte da manhã, será transmitido on-line, com recurso a uma plataforma unificada de comunicação e colaboração (Teams), e gravado em directo a partir do auditório da EB23 Dr. Horácio Bento de Gouveia.

O programa reservado para a parte da tarde, composto pelas actuais oficinas, será organizado presencialmente, em três espaços distintos (EB23 Dr. Horácio Bento de Gouveia, Polo do Conservatório de São Martinho e Sede do Conservatório), "dependendo das temáticas escolhidas, que permitem à organização manter todas as condições de higiene e segurança recomendadas pelas autoridades de saúde".

Pode consultar o programa do congresso no site do evento.

Congresso de Educação Artística

Uma excelente forma de começar o ano letivo com novas ideias, novas experiências e uma motivação extra...

Fechar Menu