Madeira

Pedro Ramos participa em reunião com dirigentes da saúde do país e dos Açores

None

O secretário regional de Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos, participou hoje numa reunião com os dirigentes da saúde do país e da Região Autónoma dos Açores. O encontro aconteceu por videoconferência e reuniu os secretários regionais das duas Regiões Autónomas, o Secretário de Estado da Saúde, a Directora Geral da Saúde, o presidente do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e o presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

O governante madeirense iniciou a sua participação agradecendo ao Ministério da Saúde, pela celeridade no agendamento da reunião, após contacto prévio com a Ministra da Saúde, onde manifestou a necessidade de debater temas de interesse comum a saber: Programa de Vacinação Contra a Gripe; uso de máscara; inicio do ano lectivo e testes à covid-19.

Neste encontro, que reuniu os principais decisores da área da saúde do país, deu a conhecer a estratégia da Região Autónoma da Madeira em matéria de prevenção e de contenção da covid-19.

Em relação ao Programa de Vacinação Contra a Gripe, revelou que a Região pretende adquirir 56 mil vacinas, o que irá permitir o reforço da taxa de cobertura de vacinação e incluir outros grupos populacionais.

Adiantou que a preparação do início do ano lectivo no mês de Setembro assenta numa estratégia baseada na articulação entre os profissionais da área da educação e da saúde, frisando que existe um plano de retoma das actividades lectivas segundo as orientações da saúde.

Ao nível desta matéria, Pedro Ramos referiu que na Região Autónoma da Madeira o uso de máscara é obrigatório e irá contemplar, também, as crianças com mais de 6 anos, indo ao encontro das recomendações emanadas recentemente pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e por outras entidades técnico-científicas.

Em relação à capacidade de testagem das Regiões, Pedro Ramos referiu que o Laboratório de Patologia Clínica do Hospital Dr. Nélio Mendonça, realiza, actualmente cerca de 1800 testes por dia. O governante recordou que no início da pandemia, a nossa capacidade era de 50 testes por dia e neste momento, a capacidade de testagem da região, aproxima-se dos 2000 testes dia.

O secretário regional de Saúde e Proteção Civil concluiu a sua participação na reunião, agradecendo o agendamento da reunião e reforçou a importância da articulação existente entre todas as entidades da saúde.

Fechar Menu