Madeira

Miguel Gouveia reuniu com comissário-geral de Portugal para a Expo Mundial no Dubai

A reunião teve como foco central a alteração da programação e a participação do Funchal no Pavilhão de Portugal nos Emirados Árabes Unidos

Miguel Silva Gouveia reuniu com Celso Guedes de Carvalho.
Miguel Silva Gouveia reuniu com Celso Guedes de Carvalho., Foto André Gonçalves

A exposição vai acontecer entre os dias 1 de Outubro de 2021 e 31 de Março de 2022.

O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Silva Gouveia, recebeu esta manhã, nos paços do concelho, o comissário-geral para a participação de Portugal na Exposição Mundial de 2020 (Expo 2020 Dubai), Celso Guedes de Carvalho, para uma reunião que teve como foco central a alteração da programação e a participação do Funchal no Pavilhão de Portugal nos Emirados Árabes Unidos.

Miguel Silva Gouveia explica que “tratou-se de uma abordagem inicial entre o comissário-geral de Portugal para a Expo 2020 e a Câmara Municipal do Funchal, para dar-nos conta da recente atualização à programação, que permite que o município do Funchal possa estar representado neste evento que se vai realizar em 2021. A autarquia manifestou prontamente toda a disponibilidade e interesse em poder participar, relevando o que de melhor o Funchal tem para oferecer a nível económico, cultural e turístico”.

A autarquia deu assim o pontapé de saída para um ano de 2021 que se prevê cheio de desafios, “paralelamente a esta participação, teremos dois grandes projectos estruturantes para a cidade, o primeiro na área cultural, com a apresentação da candidatura do Funchal a Capital Europeia da Cultura em 2027, e o segundo, com a conclusão das obras no antigo edifício do Matadouro do Funchal, que irá transformar aquele espaço histórico num complexo de criatividade, empreendedorismo e inovação social”.

“Estes são dois projectos que poderão ser levados ao conhecimento do mundo, num palco de excelência como é a Expo Mundial no Dubai, acompanhados por todas as valências económicas que esta cidade possui, e que são sobejamente conhecidas, nomeadamente na atracção de investimento directo estrangeiro. No fundo, temos a oportunidade de mostrar lá fora, tudo o que de bom tem vindo a ser desenvolvido pelo município do Funchal nos últimos anos”, acrescenta o autarca.

O calendário inicial da Expo Dubai previa que o evento decorresse entre o dia 20 de Outubro de 2020 e o dia 10 de Abril de 2021. Contudo, a crise de saúde pública que o mundo atravessa e as restrições de mobilidade que a pandemia de covid-19 provocou ditaram o adiamento da Expo 2020 Dubai, que agora deve acontecer entre os dias 1 de Outubro de 2021 e 31 de Março de 2022.

Miguel Silva Gouveia concluiu: “esperamos que dentro de um ano, o contexto em que vivemos de crise de saúde publica já esteja ultrapassado e que se possa desta forma, num dos mais importantes eventos internacionais, voltar a projectar o Funchal no mundo”.

Fechar Menu